Diocese São Carlos ago 23, 2024

XXV Encontro de Reitores de Santuários do Brasil

Pe. Everton Luchesi, reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, se faz presente nessa ocasião, em Vitória/Espírito Santo, no XXV Encontro de Reitores de Santuários do Brasil. Estão reunidos padres, leigos, religiosos e religiosas, para discutir questões centrais na vida da Igreja, em especial a preparação para o  próximo ano jubilar.

O tema “Da Misericórdia à Esperança: Santuários do Brasil a caminho do Ano Jubilar” e o lema “Na Tua Palavra depositei a minha esperança” (Sl 119,81) orienta todas as atividades e reflexões. Os reitores se dedicam a pensar em como os santuários podem ser cada vez mais locais de esperança e fé, especialmente no contexto desse Ano Jubilar que se aproxima, bem como as demandas de peregrinos para os mesmos.

“Somos mais de 500 Santuários no Brasil e a cada dois anos os reitores se reúnem para uma troca de experiência e aprendizado. Nosso objetivo para esse ano é preparar o Ano Jubilar de 2025. O nosso encontro sempre se preocupa com questões práticas de gestão, de administração com objetivo único, de acolher melhor, acolher bem e de evangelizar. De fazer com que todos os nosso Santuários, grandes ou pequenos, sejam Santuário de fato de acolhimento, lugares de peregrinação”, comentou o Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

Dom Dario, Arcebispo de Vitória presidiu a missa de abertura no dia 19, seguida da sessão inaugural, que contou com a presença de autoridades civis, incluindo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Além das trocas de experiências, os participantes conheceram o Convento da Penha, ícone religioso do Estado do Espírito Santo e pontos turísticos da cidade de Vitória.