Diocese São Carlos fev 7, 2024

VIGÁRIOS EPISCOPAIS FALAM SOBRE O LANÇAMENTO DA CF 2024

Por Paulo Neto, Setor de Comunicação

Estamos vivenciando, em nosso Vicariatos o lançamento da CF, com sua formação necessária e o inicio das atividades Pastorais. Por isso, uma visão vicarial se faz necessária diante das diversas realidades que temos em nossa Diocese.

Em conversa com os Vigários Episcopais de cada vicariato sobre a CF 2024 colhemos várias riquezas em entendimento e visão pastoral. Trazemos aqui estas meditações sobre este momento riquíssimo em nossa Igreja Diocesana.

A primeira meditação sobre o assunto veio do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio na pessoa do Reverendíssimo Padre Marcio André Massola Gaido, atualmente Pároco em Jahu na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.

Em comunhão e unidade como toda nossa Igreja Diocesana e com nosso bispo Dom Luiz Carlos Dias, agradecemos aos padres presentes em especial ao Pe. Márcio Coelho – Assessor e ao Pe. Leonildo Gasqui Coordenador Diocesano de Pastoral, aos diáconos aos participantes leigos, nossas lideranças e agendares de pastoral da grande maioria das cidades do Vicariato. A Campanha da Fraternidade desse ano 2024 traz um tema pertinente, como sempre.
Porém, percebo que se trata de um tema de mais e direto e de mais proximidade à realidade de todos nós: o desafio e o valor humano da Fraternidade.

Penso que viver a Fraternidade diante de quatro “D”, a saber:
1. DOM – a fraternidade é um dom, temos um Pai comum a todos, portanto somos chamados a viver como irmãos e irmãs;
2. DESAFIO : compreender as diferenças através do APROXIMAR – DESARMAR – DIALOGAR/RESPEITAR
3. DESESTRUTURAR PARA ESTRUTURAR DE NOVO: superar a inflexibilidade; o Fundamentalismo em geral e o Individualismo. Isso através de antídotos, como o Abrir-se ao Outro; Flexibilidade – menos intransigência; e Doação – cultura do encontro e a escuta do outro.
4. DIÁLOGO: a amizade social se constrói de PROXIMIDADE. Não se faz amizade em EAD, à distância.
5. Conclusão: a amizade com o Senhor Jesus como base de todos os relacionamentos humanos, maduro e sadio, “permanecendo nele”, para produzir muitos frutos e fruto que dure: amizade duradoura e sustentada pela fé, pois somos todos irmãos e irmãs!

O Reverendíssimo Pe. Jorge João Aparecido Nahra, Vigário Episcopal para o Vicariato do Senhor Bom Jesus, assim nos narrou este momento vivido:

Na última terça-feira, 6 de janeiro de 2024, aconteceu na cidade de Tabatinga, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, para o Vicariato Senhor Bom Jesus, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 com o tema: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos

irmãos e  irmãs” (Mt 23,8).

O encontro contou com a fala dos padres Jorge Nahra, Márcio Coelho, Leo Gasqui e Diácono Pavan, e reuniu Padres, Diáconos Permanentes e Transitório, religiosas, leigos e leigas das paróquias que compõem o Vicariato Senhor Bom Jesus, destacou a importância da fraternidade e solidariedade na construção de uma sociedade mais justa. Foram momentos de alegria de se encontrar, formação e oração.

Um agradecimento especial foi dado ao Padre José Reinaldo pela acolhida calorosa em sua paróquia. O lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 em Tabatinga inspirou os presentes a promoverem a paz e o diálogo em suas comunidades.