Seminaristas participam de palestra no segundo dia da SAFIL
Da redação, com informações do Prof. Me. Wagner Barbosa de Barros
Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, no segundo dia da SAFIL 2022, o Prof. Me. Nilton José Sales Sávio apresentou a palestra com o título “Como conhecer o universo sem sair do planeta”. A fala convidou os seminaristas e os demais presentes à uma reflexão sobre a nossa existência no mundo enquanto indivíduos que estão conectados uns com os outros.
Por meio de uma análise sobre o tempo da constituição do universo e do mundo, uma grandeza temporal que nos assusta quando imaginamos a distância que separa o presente e o passado, o professor destacou como alguns filósofos clássicos pensaram a relação entre infinito e finito, imanente e transcendente, para que, em seguida, demonstrasse que Descartes, Kant e Schopenhauer, apesar de terem contribuído fortemente com a história da filosofia, estabeleceram limites para a metafísica ou ainda para a própria compreensão de mundo, que inviabilizaram outras formas de se conectar com o universo, que não sejam aquelas que circunscritas aos seus conceitos.
Como solução, ou ao menos, como questionamento a essa visão de mundo euro-centrada, Nilton nos sugere que pensemos nossa realidade também a partir de outros pensadores, que nos tocam de modo mais próximo, por exemplo, através das reflexões de Renato Nogueira e Ailton Krenak, filósofos brasileiros contemporâneos que têm contribuído fortemente para a compreensão dos problemas de raça e os problemas ambientais, respectivamente.