Diocese São Carlos fev 20, 2024

REUNIÃO GERAL DO CLERO – FEVEREIRO 2024

Por Paulo Neto, Setor de Comunicação

Na manhã do dia 20 de Fevereiro, reuniu-se na Cúria Diocesana, em São Carlos, todo clero juntamente com nosso Bispo Diocesano para uma formação com o reverendíssimo Padre Carlos Alberto Contieri SJ, com o Tema: “FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA AMIZADE SOCIAL”.

Iniciou-se a manhã com a oração conduzida pela reverendíssimo Padre Rubens. Logo após uma breve introdução feita pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, foi passada a palavra ao Padre Contieri.

Começou-se falando sobre a importância do ouvir, da oração, da fé, principalmente esta última como lugar do “hospedar o Senhor”. Mostrou diversas figuras bíblicas que nos mostram como acolher a fé e como esta fé é dada pelo ouvir. A nossa sociedade está mito barulhenta e este ruído está atrapalhando ouvirmos a voz de Deus, dando assim ouvidos a outra vozes.

Mostrou também a importância do Encontro, através da figura da Samaritana, onde Jesus rompe com o legalismo para ir ao Encontro das dores e das necessidades do ser humano. A pergunta que devemos fazer hoje é: “Do que temos sede?” “O que de verdade buscamos?”.

Por último, Padre Contieri apresentou duas figuras que nos mostram a importância do tema da Amizade Social, pois estas agiram contra esta realidade. A primeira foi a figura de Caim e Abel: a não aceitação da diferença, a inveja e o fratricídio; a segunda figura foi a Davi, com a sua ambição e o desejo de ter tudo.

Sua apresentação do tema terminou com 7 atitudes em vista do Bem Comum e da Amizade Social:

1. Reconhecimento da dignidade do outro
  2. O amor como estilo de vida
  3. Buscar o bem do outro
  4. Abraçar o Evangelho de Jesus Cristo
  5. Salvar a proposição do próximo
  6. Mansidão como forma de amor pelo outro
  7. Aceitar o lugar que me é dado

Depois da formação, outros assuntos foram tratados para melhor direcionamento dos trabalhos pastorais.