Diocese São Carlos mar 11, 2024

REUNIÃO DO SUB-REGIONAL CAMPINAS – COMIRE

Ocorreu na Diocese de Bragança Paulista, cidade de Itatiba, neste sábado passado, dia 09 de março a reunião ampliada do COMIRE da Sub-Região Campinas, compreendendo a Arquidiocese de Campinas, Diocese de Piracicaba, Diocese de Bragança Paulista, Diocese de Limeira, Diocese de São Carlos e Diocese de Amparo

O COMIRE é um organismo do Regional da CNBB, formado por representantes das forças missionárias que atuam no Regional e pelos coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs).

A nossa Diocese estava representada pelo Reverendíssimo Padre Júlio Cesar, Assessor Diocesano para a Dimensão Missionária.

O encontro foi iniciado por um momento oracional conduzido pela Juventude Missionária e a Infância e Adolescência Missionária. Logo após seguiu-se um momento formativo, assessorado pelo Reverendíssimo Padre Tarcisio Spirandio, Vigário da Região Pastoral Itatiba e Pároco da Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida – Itatiba.

O padre trouxe as seguintes reflexões, pensadas à partir da CF 2024:

• Deus é o mesmo assim como a Igreja também permanece a mesma, sem mudar a sua essência. O que a CF tenta trazer é a essência da Igreja, levando a beleza e a força da Eucaristia e da nossa fé a iluminar algumas realidades.
  • Pe. Tarcísio SpirandioA essência de Deus é nos fazer voltar aos seu amor e à sua amizade. Esta amizade foi rompida pela nossa arrogância. Fomos levados ao pecado original que, como fruto, nos deixou esta arrogância que nos separa dos nossos irmãos nos levando à inimizade com os outros e com Deus, fazendo-nos viver a Síndrome de Caim.
  • Por isso, fazer o bem a alguém, é fazê-lo também à Deus, mostrando-nos essa ligação filial que com Ele, que se estende aos irmãos. Somente quando olhamos assim, vamos entender a nossa irmandade com a criação, com tudo que vive e que respira, como nos ensina o Papa Francisco.
  • Nossa amizade deve ser desinteressada e nos agregar, nos reunir em torno a uma mesa, como nos mostra o Cartaz da CF. Ali, diante de tantos personagens que circundam a mesa, falta um: NÓS. Sentaremos ali quando nos comprometermos com os nossos irmãos e sairmos do nosso superindividualismo.
  • Por isso somos chamados a levar esta Esperança da vida de um mundo novo aos confins do mundo, dando significado à dores da humanidade, olhando sempre como modelo à Crus de nosso Senhor Jesus Cristo.

Logo após a formação, se fez uma partilha sobre o que se fazia ecoar nos corações, aplicando isso tudo às dificuldades enfrentadas na ação missionária de cada Diocese presente, procurando iluminar a ação missionária e a vivência Evangélica.