Pe. Rubens ago 30, 2021

REUNIÃO DO CONSELHO DE FORMADORES

Com informações do Padre Sandro Portela – Reitor do Seminário Propedêutico | Foto: Sidney Prado

Aconteceu no dia  27 de agosto, na sala de reuniões da Cúria Diocesana, aconteceu, sob a presidência de Dom Eduardo, Administrador Diocesano, e com a presença dos Reitores, Padre Antônio de Marcos (Teologia), Padre Marcelo de Souza (Filosofia) e Padre Sandro Portela (Propedêutico), além dos Moderadores Espirituais, Padre Rene José (Teologia) e Padre Pedro Gardini (Filosofia), e do Padre Marcelo Vicentin (Vice-Reitor do Propedêutico), a reunião do Conselho de Formadores da Diocese de São Carlos.

Após a oração e apresentação da pauta, Dom Eduardo pediu para que os reitores fizessem uma explanação acerca da caminhada de cada Seminário ao longo do primeiro semestre do corrente ano e fizesse uma avaliação da aplicação do Itinerário de Formação de nossa Diocese.

Após esta primeira fase da reunião, os Reitores e Moderadores Espirituais apresentaram as dificuldades enfrentadas nesse período de pandemia na aplicação plena da dimensão espiritual, com a impossibilidade da presença constante dos “Pais Espirituais” e da dimensão pastoral, também pela dificuldade de locomoção no período pandêmico.
A esse respeito, foi aprovado um “plano emergencial” para os próximos meses, a fim de que a dimensão espiritual não sofra prejuízo na etapa de formação.

Algumas situações específicas presentes em cada um dos três Seminários da Diocese também foram tratadas, a fim de auxiliar o encaminhamento e direcionamento de alguns candidatos ao presbitério de São Carlos.

Padre Antônio de Marcos comunicou que iniciou o envio de questionário para realização do escrutínio dos 11 candidatos ao diaconato.

Após encerrada esta fase de reunião, Dom Eduardo e os padres membros do Conselho de Formadores, fizeram uma visita ao Seminário de Filosofia.