Primeira comunidade redentorista no interior de SP completa 100 anos
Por Assessoria de Comunicação e Imprensa contribuição Portal A12.com / Foto: Irmão Joelson Rodrigues
A primeira comunidade redentorista constituída no interior do estado de São Paulo está localizada na cidade de Araraquara. Essa presença redentorista remonta ao dia 21 de setembro de 1920 quando chegaram os primeiros missionários para assumir o trabalho pastoral de uma igreja.
Para comemorar a herança desses missionários persiste até hoje, 100 anos depois, a partir do atendimento pastoral na Igreja Santa Cruz e no trabalho evangelizador da primeira equipe missionária do Brasil, que ali surgiu, Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano de São Carlos, acompanhado de Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar estiveram neste domingo (20) junto à comunidade para os festejos.
Durante todo o ano de 2020, foram organizadas atividades para a comemoração centenária, mas com a pandemia foram necessárias adaptações.
“A pandemia da Covid-19 recolheu os Redentoristas em casa e fechou a igreja. Impossibilitados de receber fisicamente os fiéis e de viajar para as comunidades ondem aconteceriam as Missões Redentoristas, os religiosos abraçaram o velho ditado. ‘Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé’. Já que o povo não pode frequentar o templo, com criatividade foi possível levar o templo às residências e alimentar nelas a ‘Igreja Doméstica'”, é o que diz o reitor da Igreja, padre João Batista de Almeida.
Com missas diárias, novenas perpétuas, terços semanais como da Família e dos Homens, catequese mariana, novenas em preparação de festas e solenidades e celebração penitencial nas redes sociais e também com a presença na rádio, os missionários se mantiveram próximos dos fiéis. Dessas celebrações, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve uma audiência significativa, reuniu cerca de 217 mil aparelhos ligados, somando as três missas realizadas no dia.
Com a reabertura das igrejas e do comércio local, a comunidade passou a realizar missas com a presença dos paroquianos, contando com as devidas precauções e cuidados de higiene.
Para o superior provincial, padre Marlos Aurélio a comemoração do centenário dá a oportunidade de reconhecer o quanto Deus foi generoso durante todos esses anos e é um convite para renovar o compromisso assumido nestas terras.
“A celebração deste jubileu centenário deve reacender nosso entusiasmo missionário e nos provocar a respondermos aos novos desafios que surgem à evangelização, sobretudo com criatividade e ousadia”, frisa o superior.
Fachada da Igreja de Santa Cruz em Araraquara (SP)
História centenária
Os Redentoristas chegaram a Araraquara para fortalecer a devoção já existente em honra da Santa Cruz. Ali a primeira igrejinha dedicada a celebrar esta devoção; que remonta ao início do cristianismo, começou a ser construída em 1871. O primeiro missionário redentorista padre Luiz Weiss chegou na tarde do dia 21 de setembro de 1920.
A Igreja de Santa Cruz está no coração da cidade de Araraquara, e por isso, e também pelo dinamismo dos missionários, é a igreja que mais reúne fiéis que ali chegam de todas as partes da cidade, principalmente às quartas-feiras, quando participam durante todo o dia das novenas em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Muitos redentoristas, padres e irmãos, já passaram pela igreja e pela cidade. Hoje a comunidade é formada por 11 redentoristas que trabalham na igreja e mais 5 que integram a equipe missionária.
Missionários da Comunidade de Araraquara.
Nestes 100 anos, os missionários continuam cumprindo a sua missão tornando a igreja de Santa Cruz uma referência para toda a região, seja pelo atendimento espiritual e pastoral do povo, seja pela propagação da devoção mariana, e também por ser ponto de partida da equipe missionária que realiza a pregação das Santas Missões em muitas cidades e paróquias deste imenso Brasil.