Diocese São Carlos jan 16, 2024

POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – MUNICÍPIO DE AMÉRICO BRASILIENSE

Por Redação com o texto do Reverendíssimo Padre João Orlando, Pároco

Na noite desse Domingo (14), aconteceu a celebração da Santa Missa que marcou a Posse Canônica do novo pároco da Paróquia São Francisco de Assis. Essa é a terceira paróquia que o sacerdote assume como pároco.
A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz e contou com a participação do Pe. Leandro Pimentel, Cônego Alberto, Diácono Wilson, Diácono Pano, Diácono Odair, seminaristas, Elton e Cleiton, religiosas, Irmã Cida e Irmã Leonor, autoridades civis, comunidades e dezenas de fiéis de Mineiro do Tietê, Araraquara e Américo.

O rito de posse é repleto de simbolismos que destacam detalhes da Igreja em ocasiões como a posse de um pároco. Pároco é o responsável pela e recebe a missão de pastorear o povo de Deus daquela paróquia por um período de seis anos. Alguns momentos específicos, próprios das cerimônias de posse, marcaram a celebração. Ainda no início da Santa Missa, Pe. João Orlando professou sua fé rezando diante do bispo diocesano, selando seu compromisso de Pastor junto ao rebanho que agora lhe fora confiado.

Na homilia o Sr. Bispo expressou a necessidade de uma Igreja Missionária. Após, ritos de suma importância foram realizados. Dom Luiz entregou as chaves da Igreja a Pe. João, a sédia presidencial, de onde presidirá muitas celebrações, sob o olhar de São Francisco de Assis. Acompanhado por Dom Luiz, se dirigiu à capela do Santíssimo Sacramento, onde recebeu a chave do sacrário, lugar de honra, de onde emanará toda força necessária para exercer seu ministério sacerdotal e concluiu com uma breve adoração.
Em seguida, recebeu os objetos do batismo, Pe. João será responsável por introduzir muitos na caminhada da Igreja. Logo em seguida recebeu uma estola da confissão para realizar as confissões, que proporcionarão aos fiéis a reconciliação com o Senhor. A assembleia acompanhou atenta todos estes ritos.
A celebração seguiu com a liturgia eucarística, chegando aos ritos da comunhão. Ao final, foram dirigidas a Pe. João, em nome de toda a Paróquia, palavras que expressam o desejo de um bom pastoreio, de um povo que está pronto para somar e compartilhar.

Ao final da Celebração, o novo pároco falou com alegria e esperança aos seus paroquianos, pedindo um coração aberto para acolhê-lo em sua nova missão. O novo pároco manifestou a gratidão ao Senhor bispo e todos pela bela presença. Ao final, o novo Pároco rezou a São Francisco de Assis, pedindo a ele que o proteja nessa nova caminhada, expressou a alegria de estar nessa nova paróquia e que está muito animado.