Pe. Rubens ago 2, 2023

Pensar com a mente da Igreja será lema de ordenação sacerdotal do Diácono Tadeu

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Na sexta- feira 04 de agosto, Diácono Tadeu Aparecido Germano será ordenado sacerdote na Catedral de São Carlos, perante a comunidade, seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado. Em entrevista ao portal diocesano, Diácono Tadeu contou  sua trajetória pastoral, o chamado a vocação presbiteral e todo o processo formativo, acompanhe:

Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

Escolher um tema de vida, é uma responsabilidade muito grande, pois significa que a partir da ordenação, esta frase servirá de referência, uma orientação para todos os trabalhos que irei realizar. Não foi algo escolhido pelo acaso, mas sim furto de uma espiritualidade que tem sua centralidade na missão que a Igreja tem, de transmitir a todos, de maneira especial pela celebração dos Sacramentos e da vivência comunitária, a verdade evangélica e a graça de Deus (conforme nos ensina a Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Ecumênico Vaticano II). Por isso, escolhi o seguinte lema: sentire cum ecclesia (pensar com a mente da Igreja). Este lema foi retirado dos exercícios espirituais, escrito por Santo Inácio de Loyola. Pensar com a mente da Igreja, é viver a unidade eclesial que se realiza na escuta, na obediência e no serviço.

Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

Pode parecer clichê, mas o nosso presente e futuro é fazer com que o Reino de Deus aconteça no hoje de nossa história. Levar a todas as pessoas, sem nenhum tipo de distinção, a Palavra de Jesus, que é a boa nova, de um Deus que se faz presente aqui, em nosso meio, que olha com amor, que entregou seu único Filho para que fossemos resgatados pelo seu sangue. Está é a maior de todas as experiências que uma pessoa pode ter em sua vida: sentir-se participante desta apaixonante história de um Deus que vem ao meu, ao seu, ao nosso encontro. Ajudar as pessoas, através do Ministério da Igreja, a sentirem em sua vida este divino amor, buscarem a conversão e a santidade, será para mim a melhor realização de futuro.

Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

O primeiro agradecimento será sempre a Deus, por olhar para mim, me eleger e consagrar para o serviço ao seu povo santo, não pelos meus méritos, mas sim por sua infinita misericórdia. E esse agradecimento se estende em segundo lugar a Diocese de São Carlos, que sempre me acolheu, me formou, me preparou para que agora eu possa assumir esse tão nobre serviço de ser a presença de Cristo no meio do povo. Não posso esquecer dos padres que passaram em minha vida, em especial ao Padre Sérgio Geraldo Paravani, de saudosa memória, pois foi através dos seus exemplos de dedicação, de ideal e busca por Deus que me motivaram a lançar-me em águas mais profundas. E a todas as pessoas, que direta ou indiretamente colaboraram para que todo esse projeto fosse realizado. Sou grato, e constantemente rogo ao Senhor da messe e pastor do rebanho que possa retribuir a todos.

Estamos no Ano Vocacional, aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Aos jovens que sentem em seus corações o chamado de Cristo: Coragem. Não tenham medo de deixar Cristo entrar em suas vidas. Avançar para as águas mais profundas, este é o convite que o Senhor da messe e pastor do rebanho nos faz. Não deixem que as fragilidades e limitações os impeçam de se doarem por inteiro ao povo santo de Deus. Evangelizar os pobres, procurar e salvar o que estava perdido é o mais sublime ideal de vida a ser seguido.

Relação das suas primeiras 5 missas, após ordenado (Paróquia, cidade e horário)

06 de agosto, Domingo, às 10h30min Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São Carlos

12 de agosto, Sábado, às 19h, Paróquia São José em São Carlos

13 de agosto, Domingo, às 17h, Catedral de São Carlos