Pe. Rubens jul 29, 2023

“Pela graça de Deus sou o que sou. Não eu, mas a graça de Deus que está comigo” é lema da ordenação sacerdotal do Diácono Ronaldo

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Pela graça de Deus sou o que sou. Não eu, mas a graça de Deus que está comigo.” (1Cor 15,10) é o tema escolhido pelo Diácono Ronaldo Fazio para sua ordenação sacerdotal.

Na sexta- feira 04 de agosto, Diácono Ronaldo Cesar Bressan Fazio será ordenado sacerdote na Catedral de São Carlos, perante a comunidade, seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado. Em entrevista ao portal diocesano, Diácono Ronaldo Cesar contou  sua trajetória pastoral, o chamado a vocação presbiteral e todo o processo formativo.

Diácono Ronaldo respondeu ainda outras perguntas, acompanhe:

Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

“Pela graça de Deus sou o que sou. Não eu, mas a graça de Deus que está comigo.” (1Cor 15,10)

A primeira vez que escutei esse versículo, foi em uma ordenação, logo depois o anotei e rezei, com esse texto.

Esse texto reflete de uma forma bem simples o quanto Deus está comigo, e o quanto Ele já fez em minha vida. Neste momento reconheço que minha história é o que é, por causa da Graça de Deus, que está comigo.

A maior graça que recebi, aconteceu no dia 12 de outubro de 1998, A partir dessa data, olhando para a história, pude perceber o quanto Deus me ama, e quanto sou agraciado por Ele.

Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

Durante toda a minha vida vocacional, tive muitos exemplos, bons e outros não tão bons, mas sei que tudo é válido, por estar na escola grande mestre.

Uma coisa que um formador me transmitiu, e guardo com carinho, “vocês devem ser padres para Igreja” não preso a território, a cidade, a paróquia.

Com isso entendo que devo florescer, manifestar os meus dons, os talentos como diz no Evangelho, onde estou, no momento presente, ou seja, a Igreja me chama a ser sinal do amor de Jesus, aonde ela precisa, não aonde eu quero.

Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

Aos meus pais, Edna Luzia Bressan Fazio e Ronaldo Fazio. Por não desistirem de seu filho, naquele ano tão difícil. Mais que a ciência, e toda a realidade atual daquele momento, dizia ‘não a vida’ vocês permaneceram ao meu lado, me dizendo: “filho! você é muito amado, e é muito especial”.

Agradeço também meu irmão, Rafael Bressan Fazio. Por estar sempre ao meu lado, me dando força. Mesmo nos momentos que não tinha mais força, ele mantinha calma e resolvia tudo. Obrigado a estas pessoas que na terra Deus me concedeu como família.

Estamos no Ano Vocacional, aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Todos nós temos uma vocação dada por Deus, de forma gratuita, uns para o sacerdócio, outros para o matrimonio outros ainda para um trabalho missionário de doação ao próximo.

Em meio a uma sociedade conturbada e líquida, ao fazermos a opção por aceitar de forma gratuita a vocação que Deus plantou em nosso coração, seremos felizes. Mas não um “bobo alegre”, mas teremos uma felicidade que emana do coração de Jesus, e por esta razão, transmitiremos o mesmo amor e a alegria que Deus por primeiro nos concedeu. Com isso nossa vida será leve e feliz. Isso não significa, que a nossa vida não terá espinhos, sim haverá muitos. No entanto, fica mais leve quando abraçada com amor.

O processo vocacional, rumo ao sacerdócio, não é fácil é árduo e cheio de dificuldades, mas, no entanto, esse caminho tem sua felicidade, sua alegria e sua beleza , se abraçado com a amor.

Relação das suas primeiras 5 missas, após ordenado (Paróquia, cidade e horário)

CIDADE DE BARRA BONITA

Dia 05/08 – Comunidade São Pedro. 19h

Dia 06/08 – Paróquia São José. 9h

CIDADE DE ARARAQUARA

Dia 06/08 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo. 19h

CIDADE DE AVÁRE

Dia 13/08 – Paróquia Nossa Senhora de Fatima.19h

Tempo de Seminarista de Filosofia: de 2014 até 2016
Tempo de Estudo de Teologia: Turma de 2017
Durante o período do diaconato, auxiliou em formações e orientação, há pastorais, movimentos e serviços.