Diocese São Carlos jun 28, 2024

Pastoral da Inclusão completa 7 anos

Descrição da imagem: Foto de um grupo de 22 pessoas de várias idades, sendo 19 mulheres e 3 homens. Algumas mulheres usam uma camisa branca com a logo da Pastoral da Inclusão e 2 homens usam veste litúrgica na cor verde. Eles estão um ao lado do outro, sorrindo para a foto. Na frente deles há um altar de mármore escuro com uma toalha branca e um livro litúrgico de capa vermelha. Atrás do grupo há 3 painéis com vitrais retangulares nas cores azul, verde, amarelo e rosa. Ao fundo observa-se algumas árvores e o céu. Fim da descrição.

A Pastoral da Inclusão da Diocese de São Carlos comemora 7 anos de criação neste sábado, 29 de junho. Integrada à Comissão da Ação Sociotransformadora, a pastoral tem como objetivo favorecer a participação da pessoa com deficiência e as pessoas surdas na vida da Igreja, enquanto protagonistas e não apenas destinatários de nossas ações.

Durante esse período os agentes da pastoral da inclusão, organizados na equipe diocesana e equipes dos vicariatos, desenvolveram diversos momentos: formação, conscientização, ampliação dos recursos de acessibilidade e assessoria a outras dioceses, com o propósito de provocar mudança de olhar e resgate da identidade da Igreja acolhedora e inclusiva.

(Por Michele Toso)

Descrição da imagem: fotografia do bispo Dom Luiz Carlos Dias que se encontra ao centro de um grupo de aproximadamente vinte pessoas, entre homens, mulheres e uma criança no colo. Ao fundo é possível observar uma arquibancada com bancos amarelo. Fim da descrição. Descrição da imagem: fotografia do bispo Dom Luiz Carlos Dias que se encontra ao centro de um grupo de aproximadamente vinte pessoas, entre homens, mulheres e uma criança no colo. Ao fundo é possível observar uma arquibancada com bancos amarelo. Fim da descrição.

Missa da Unidade: Bispo, pessoas com deficiência e agentes da pastoral da inclusão. Descrição da imagem: fotografia do bispo Dom Luiz Carlos Dias que se encontra ao centro de um grupo de aproximadamente vinte pessoas, entre homens, mulheres e uma criança no colo. Ao fundo é possível observar uma arquibancada com bancos amarelos. Fim da descrição.

Fiéis com deficiência visual encerram a Novena de Natal com o livreto em braille. Foto de uma jovem sentada em um sofá com folhas brancas sobre o colo e suas mãos sobre estas folhas. Ao fundo uma porta de madeira e parte de uma parede vermelha. Fim da descrição.

Celebrações inclusivas conduzidas pelo Padre Ricardo de Paula Viera, vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu da Arquidiocese de Belo Horizonte. Descrição da imagem: Fotogragia de um grupo de pessoas dentro de uma igreja. Em primeiro plano, há um homem jovem que esta em pé, inclinado em direção a um senhor que esta sentado no banco da igreja. Este jovem segura uma patena dourada com uma hóstia em cima, para que o homem possa toca-la. Ao fundo há mais três pessoas segurando um cálice cada um, para três pessoas que também estão sentadas. Fim da descrição.

Missa em ação de graças pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Descrição da imagem: grupo de 5 pessoas usando uma camisa branca com a logo da Pastoral da Inclusão da Diocese de São Carlos. Dentre elas estão três mulheres, uma ao lado da outra, na frente delas há uma jovem com deficiência visual e na frente dessa um menino com síndrome de down. Elas estão no interior de uma Igreja com bancos de madeira com estofado vermelho, paredes brancas, no canto inferior esquerdo observa-se 2 cadeiras brancas de plástico. Ao fundo há três portas e algumas pessoas conversando e saindo da Igreja. Fim da descrição.

Encontro diocesano de catequese, sobre o tema Catequese Inclusiva, realizado na cidade de São Carlos, na paróquia Santo Expedito. Foto de um grupo de aproximadamente 300 pessoas adultas, entre homens e mulheres, em pé, em um salão. Nas laterais e ao fundo paredes brancas com janelas, ventiladores e caixas de som fixados. Teto branco com diversas lâmpadas distribuídas. Fim da descrição.