PÁSCOA DO PADRE AUGUSTO JOSÉ CANALI, CP (RELIGIOSO PASSIONISTA)
Por Paulo Neto, setor de Comunicação.
No final da tarde do dia 13, a nossa Diocese se despediu do Reverendíssimo Pe. Augusto José Canali, CP, falecido na Santa Casa de Misericórdia, em Osvaldo Cruz. A Missa Exequial foi presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava (PR), Dom Amilton Manoel da Silva, CP. Durante a sua homilia, Dom Amilton, que é da Congregação Passionista, destacou o dom da escuta do Padre Augusto. Disse também que o seu confrade se fez Passionista com o espirito de serviço e de levar a esperança por onde passou.
Logo após o seu corpo veio para São Carlos, onde foi celebrada a Missa Exequial às 15h30 na Paróquia São Sebastião, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, CP. bispo de Cachoeiro de Itapemirim, e logo após foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
Padre Augusto contribuiu em diversos âmbitos eclesiais, sobretudo ligados à vida religiosa como nos mostra sua biografia a seguir:
AUGUSTO JOSÉ CANALI, CP (Religioso Passionista)
Pais: Honório e Anézia Souza Ramos Canali
Nascimento: 14 de agosto de 1949, na cidade de Pongaí – SP
Aos 14 anos de idade, ingressou na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), em 11 de janeiro de 1964, na cidade de Osasco – SP.
Início do Noviciado: 02 de janeiro de 1973, na cidade do Rio de janeiro – RJ.
Profissão Religiosa: 13 de janeiro de 1974, na Paróquia São Sebastião, em São Carlos – SP.
Ordenação Diaconal: 10 de dezembro de 1978, na cidade do Rio de janeiro – RJ.
Ordenação Presbiteral: 27 de janeiro de 1980, na Paróquia São Sebastião, em São Carlos – SP.
Missões/Funções que exerceu na Congregação Passionista, na Província Getsêmani: Formador e Coordenador da formação; Pároco; vigário paroquial, Superior Provincial; Consultor Geral da Congregação Passionista, em Roma; Secretário Provincial; Conselheiro Provincial.
Formação acadêmica:
- Filosofia (PUC – Curitiba/PR, em 1975);
- Teologia (PUC – Rio de janeiro, em 1979)
Atualmente, sua família reside na cidade de São Carlos – SP.
Faleceu aos 79 anos de idade, em 12 de janeiro de 2024, na cidade de Osvaldo Cruz, Diocese de Marília – SP, onde residia e exercia a função de vigário paroquial, na Paróquia e Santuário São José (Osvaldo Cruz – SP).
Foi sepultado no jazigo da Congregação Passionista, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, na cidade de São Carlos, às 17h do dia 13 de janeiro de 2024.
Pedimos a Deus que acolha sua alma e lhe dê o descanso eterno. Amém.