Pe. Rubens jun 9, 2020

Paróquia Nossa Senhora das Dores de Brotas presta auxílio a famílias carentes

Com informações do Padre Sandro Portela

Diante da pandemia do novo Coronavírus, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brotas, pertencente ao Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, tem prestado auxílio às famílias mais necessitadas daquele município.

Desde o início da pandemia, grande foi o aumento do número de famílias que procuraram auxílio.

Mediante essa nova demanda, proporcionada pela perda de mais de três mil empregos na cidade, a comunidade paroquial, atenta aos valores do Evangelho e da prática cristã, com o anseio de proporcionar vida e dignidade às pessoas, iniciou, com o auxílio de toda comunidade, campanhas e ações de atendimento aos mais vulneráveis.

Nesse sentido, foram elaboradas algumas estratégias que têm se demonstrado eficientes para um atendimento razoável às famílias que se enquadram nessa situação:

– distribuição de 80 cestas básicas por mês, através das Conferências Vicentinas.
– campanha de fraldas para serem distribuídas pela Pastoral da Criança
– distribuição de leite para as famílias atendidas pelos Vicentinos e pela Pastoral da Criança
– distribuição de roupas, cobertores e agasalhos
– parceria com o SESI na distribuição de mais de seis mil marmitas

As crianças da catequese também foram envolvidas na dinâmica da caridade, sendo chamadas a aprender, desde cedo, a importância do “olhar aos mais necessitados”. Os encontros de catequese, que continuaram a ser realizados “on line”, propuseram a partilha de pacotes de bolacha às crianças mais pobres. Com a adesão de quase todas as crianças, mais de 120 pacotes de bolacha foram arrecadados e foram distribuídos também pelos Vicentinos às famílias assistidas com crianças.

Muitos outros atendimentos também têm sido realizados, como compras de medicamentos, gás, pagamento de contas de luz, e incentivo à participação em outras ações que têm sido incrementadas por outros organismos da sociedade civil e também de autoria da Prefeitura da Estância Turística de Brotas.

Como ajudar?

Entre em contato com a paróquia Nossa Senhora das Dores e saiba como colaborar com os donativos.

O que pode ser doado?

Alimentos não perecíveis são aqueles que podem ser guardados por longos períodos e trazem menores dificuldades à conservação, porque podem ficar à temperatura ambiente, como por exemplo: arroz, feijão, macarrão, farinhas (trigo e mandioca), molho de tomate, fubá, sal, açúcar e leite em embalagem do tipo tetra pak. Já os produtos de limpeza e higiene são: sabonetes, sabão em barra e em pó, detergentes, papel higiênico e desinfetantes a base de cloro.