Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Jaú comemora 50 anos de bênçãos
Com informações de Allan Russo Catto (Jornalista – Mtb: 38.188)
Novena será realizada de 3 a 11 de outubro, a partir das 19h, na rua Sampaio Bueno, 899, Vila Nova Jaú. No dia 12 haverá procissão e missa a partir das 18h00 com o bispo Dom Paulo Cezar Costa. Mais informações podem ser obtidas na secretaria paroquial, fone (14) 3622-1225.
Muitas atrações estão reservadas para a novena da padroeira, com a presença de três padres e da cantora Maria do Rosário da TV Século 21. Os padres Luiz Carlos e Alcides Ribeiro, de nossa paróquia, também serão os celebrantes, além dos padres da Diocese de São Carlos. Confira a programação completa acessando o Facebook da paróquia:
12 de outubro
Esta é a data que homenageia a padroeira do país. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, em 1980, consagrou a igreja de Aparecida do Norte como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. Por sua vez, o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Guaratinguetá.
História de Nossa Senhora Aparecida
Em 1717 pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.
Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinham vazias, abundaram em peixes.
Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Nossa Senhora Aparecida foi proclamada “Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial” em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, em 1980, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.