Papa: os idosos entregam um passado necessário para construir o futuro
Da redação; / Foto: Freepik
A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, 15, a mensagem do Papa Francisco para o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Neste ano, a data será comemorada em 23 de julho, e tem como tema a passagem “a sua misericórdia se estende de geração em geração” (cf. Lc 1, 50).
A escolha deste trecho se associa diretamente com o tema da Jornada Mundial da Juventude 2023 – “Maria levantou e partiu apressadamente” (cf. Lc 1, 39) – que se inicia, aproximadamente, uma semana depois do dia dedicado aos idosos. O objetivo do Santo Padre foi justamente, por meio da comunhão destes temas, expressar “a força da aliança entre jovens e anciãos”.
Na mensagem, o Papa ressalta o encontro entre a Virgem Maria e sua prima Isabel. Pelo Espírito Santo, essa interação entre gerações se torna fecunda. O desejo de Deus é que os jovens extraiam a sabedoria dos anciãos, e que estes não sejam deixados sozinhos, à margem da vida.
“O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades. Por sua vez, aos mais velhos, a presença dum jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos”, escreveu o Pontífice.
Amor que atravessa o tempo
Francisco também explicou que, para melhor entender o agir de Deus, o tempo deve ser vivido em plenitude – quem se concentra no “agora”, no “já”, não consegue captar a ação divina. Uma vez que o projeto de amor do Pai atravessa passado, presente e futuro, as gerações são conectadas, e chamadas a olharem além.
Neste encontro entre jovens e idosos, Deus dá o futuro. “Na realidade, o caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história humana”, afirmou o Papa.
Assim como Maria, abraçar os idosos
Assim, ele chamou todos à ação concreta, fazendo algo para abraçar os idosos. O Pontífice exortou as famílias a não deixarem os avós sozinhos, para que também não percam suas raízes e sua herança. “É que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro”, resumiu.
Ao finalizar sua mensagem, Francisco convidou todas as associações a celebrarem a data. Aos jovens o convite para que, antes de vivenciarem a Jornada Mundial da Juventude, visitem seus avós ou um idoso sozinho.
Aos idosos, pediu que acompanhem em oração a juventude, lembrando que os jovens “são a resposta de Deus aos vossos pedidos, o fruto daquilo que semeastes, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo”.
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
A Santa Sé também divulgou um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O departamento vaticano, em união ao Papa Francisco, “convida as dioceses, as paróquias, as associações e as comunidades a celebrar esse Dia com uma solene Eucaristia juntamente com os avós e os idosos, e convida os jovens a visitarem os idosos sozinhos da sua comunidade, enquanto, ao passo que, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os idosos são convidados a rezar particularmente pelos jovens das suas famílias e comunidades para, assim, acompanhá-los na peregrinação a Lisboa”.
Também foi informada a distribuição de “diversas ferramentas pastorais úteis para a preparação e realização do 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, que estão disponíveis no site do Dicastério.