Diocese São Carlos jun 26, 2024

Papa cria diocese de Jaú e nomeia bispo

Nesta quarta-feira (26), a Nunciatura Apostólica informou que o Papa Francisco erigiu a nova Diocese de Jaú (SP), com território inteiramente desmembrado da Diocese de São Carlos.

O Papa nomeou como primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, de 68 anos, oriundo do clero da Diocese de São Carlos. Dom Francisco atualmente é bispo de Lins (SP), e anteriormente foi Bispo de Ituiutaba (MG). Na diocese de São Carlos, entre vários cargos exercidos, foi Administrador Diocesano em 2006 após a transferência de Dom Joviano de Lima Júnior para a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em abril do mesmo ano.

A nova diocese integrará a Província de Campinas e será sufragânea da Arquidiocese de Campinas, sendo parte do regional Sul 1 da CNBB. O seu território abrangerá 15 municípios com uma extensão territorial de 6.018,531 Km² e população aproximada de 434.783 habitantes. Contará com os seguintes Municípios e seus distritos: Jaú, distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, distrito de Curupá, Borborema, Itápolis, distrito de Tapinas, distrito de Nova América.

Comporão a nova diocese 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes, com a presença da Vida Religiosa e Consagrada e um laicato comprometido.

Diocese de Jaú

Diocese de São Carlos

O NOVO BISPO

Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em 30 de setembro de 1955, na cidade de Tabatinga, no interior de São Paulo. Dom Francisco Carlos é filho de Manuel Antônio da Silva e Alice Malaquias da Silva. Foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1982 e bispo em 2007, na cidade de Borborema (SP). Escolheu por lema episcopal “Ide para a vinha”.

Na Diocese de São Carlos exerceu diversos cargos, dentre eles Vigário Geral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Administrador Diocesano, membro do Conselho de Presbíteros por cinco mandatos, membro do Colégio de Consultores e Vigário Episcopal.

Foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG) em 19 de setembro de 2007 e recebeu a ordenação episcopal dois meses depois, no dia 22 de novembro. Em 2015, foi nomeado como o oitavo bispo da Diocese de Lins.

Em sua trajetória como bispo, atuou como primeiro suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).