Óbolo de São Pedro: canal para participar das obras de caridade do Papa
Da Redação;
Poucos dias após a celebração da solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, cuja data oficial é 29 de junho, a Igreja no Brasil realiza em âmbito nacional a coleta para as obras de caridade do Papa. No domingo, 2, todas as igrejas do País receberão doações para o Óbolo de São Pedro, fundo que recolhe e distribui recursos conforme a vontade do Sumo Pontífice.
Trata-se de uma tradição de longa data, na qual os papas, ao longo da história, dedicavam uma parte importante dos recursos arrecadados pela Igreja para o sustento dos pobres, manutenção de obras de missão e para a ajuda humanitária em diferentes partes do mundo. Atualmente, o Óbolo de São Pedro também é, em grande parte, uma fonte de recursos para a manutenção da Cúria Romana, governo central da Igreja, a serviço do sucessor de Pedro. Também contribui com a manutenção das atividades diplomáticas da Santa Sé, as nunciaturas, em todo o mundo, importante canal de diálogo e influência do Papa.
A campanha do Óbolo de São Pedro, neste ano, diz: “Ajude o Papa a ajudar”. Concretamente, a iniciativa chega, por exemplo, a pessoas atingidas pela guerra na Ucrânia, aos que vivem a fome e em todo tipo de situação precária.
De acordo com o Relatório Anual do Óbolo, publicado em junho de 2022, foram financiados 157 projetos em 67 países (41,8% dos quais na África, 23,5% nas Américas e 25,5% na Ásia).
Como diz o site Vatican News, “quem doa ao Óbolo não apenas ajuda o Papa a ajudar os que sofrem, mas participa de sua missão de anunciar o Evangelho no mundo inteiro e colabora para que sua voz e sua mensagem cheguem aos cantos mais remotos da terra”.
Além da coleta do dia 2, é possível doar ao Óbolo também pelo site.
Por Por