Pe. Rubens jul 27, 2023

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” é lema da ordenação sacerdotal do Diácono João Vicente

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Lema escolhido pelo Diácono João Vicente, que será ordenado sacerdote no dia 04 de agosto, ressalta a natureza sobrenatural do chamado de Deus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu quem vos escolhi” (Jo 15,16).

Este versículo está inserido no contexto em que Jesus se apresenta como a verdadeira videira e nesta comparação nos apresenta como os ramos, que para produzir os frutos é necessário permanecer em Cristo, assim como os ramos com a videira. Jesus ressalta o mandamento do amor, ensinando a cada um amar o próximo como Ele próprio fez entregando a sua vida.

Neste espirito de missão: a de produzir frutos o Diácono João será ordenado sacerdote na Catedral de São Carlos, perante a comunidade, seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado. Em entrevista ao portal diocesano, Diácono João Vicente de Aquino Junior contou  sua trajetória pastoral, o chamado a vocação presbiteral e todo o processo formativo, acompanhe:

Qual lema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

Não fostes vós que me escolhestes, mas eu quem vos escolhi” (Jo 15,16).

Quando somos encontrados e escolhidos para um propósito maior, ele trespassa a ser nosso, ou seja, começa a direcionar nossos passos no presente e para o futuro, bem como alinhar nossa vida e se unir a ela para gerar benefícios internos e externos. para o bem dos que estão ao nosso redor, sejam eles próximos ou longínquos; são conhecidos ou mesmo desconhecidos. O que temos a fazer não é olhar ao nosso redor para encontrar um propósito em nossas vidas, tudo o que temos a fazer é estar alerta e atento para ouvir quando somos “chamados” para o propósito que deusas quer. chamada, nós a reconhecer no caminho certo para se juntar a ela. Todo verdadeiro cristão sabe que tentar encontrar seu verdadeiro propósito em meio a esta sociedade caótica é uma maneira que o mundo criou para manter as pessoas extremamente ocupadas e improdutivos, despendendo grandes quantidades de esforço sem sucesso real. Todos aqueles que povoaram ou estão habitando o caminho de seu verdadeiro intento de vida têm em comum que estiveram atentos e alertas para ouvir e reconhecer o chamado, não se distraíram socialmente, nem se intoxicaram mental ou espiritualmente como os demais ao seu redor, e é deu-lhes a clareza para identificar o chamado, mesmo quando veio em meio a angústia desafio ou dificuldade.

Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

Sinto-me muito abençoado por Deus. É uma escolha pessoal, mas é difícil resistir quando o Redentor nos chama pelo nome. Depois desse tempo de formação no seminário e do ministério diaconal, agora que estou prestes a receber a unção para o ministério presbiteral, que aceito com muita alegria. Sei que minha  alegria não  se compara  com a alegria da  Maria. Mas que eu possa  como a Virgem  Maria aceitar o plano de Deus para  minha vida como um servo fiel de Cristo Jesus. Abraço plenamente o chamado de Jesus para aceitar seu plano de amor e misericórdia para a humanidade. Em um futuro vislumbro ser a imagem de Cristo que, através do sacerdócio, ser uma pessoas melhor, seguindo os passos do serviço humilde como  Jesus Cristo. No entanto, a única ascensão legítima ao ministério pastoral é a cruz. Entra-se o sacerdócio pelos sacramentos, o que significa: oferecer-se a Cristo para que disponha de mim.

Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

A gratidão de coração é um sentimento sincero que desperta  nobreza em nós. Parece clichê, mas acordar, abrir os olhos, se inspirar e levantar da cama já é o motivo pelo qual devemos agradecer a Deus por tudo em nossa vida. Diante disso, sempre há coisas boas em nossas vidas que merecem nossas mãos de estendidas em gratidão. Agradecer significa retribuir o carinho que nos foi demonstrado, mesmo em espírito não posso deixar de sitar toda gratidão que tenho por minha irmã Rosangela que sem o apoio dela não teria chegado até aqui. No entanto, quanto mais expressamos nossa gratidão, mais sentimos um grande bem-estar.

Estamos no Ano Vocacional, aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Deus colocou em todos nós uma vocação que deve ser descoberta pouco a pouco com a ajuda dos sinais. Não são ideias nem sentimentos, mas um chamamento de Deus e que se manifesta nos acontecimentos da nossa história, e todos somos chamados a fazer a vontade do nosso Pai. A abundância do amor de Deus está em você, que é o Espírito Santo, que lhe deu a igreja; e o Espírito Santo deve amar. Cristo morreu para destruir a morte que vive em mim, e para me dar a liberdade de amar como Ele amou, essa é a verdade. Ele te ama como você é. Ele nos amou ao extremo, deu a vida por nós, morreu por nós. Este é o amor. Esse é o plano de Deus para minha vida. Por meio de Cristo posso me doar, e doar-me é felicidade

Relação das suas primeiras 5 missas, após ordenado (Paróquia, cidade e horário)

Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal . Dia 05/08/2023 às 18h (São Carlos)

Paróquia Santo Antônio de Pádua. Dia 06/08/2023 às 18h 30 min   (São Carlos)