Pe. Rubens mar 17, 2022

Missa na Catedral marca o centenário do Cantinho Fraterno

Da redação, com informações da SSVP | Foto: Daniel Silva

No último sábado, dia 12.03.2022, na Catedral Diocesana de São Carlos Borromeu, sob a presidência de Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano, aconteceu a Celebração de Ação de Graças pelo Centenário de Atividades do Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta.

Jubileu de Jequitibá, árvore frondosa e de folhas e frutos que exalam perfume sem igual, comemorar cem anos de cuidados aos idosos é a grande marca que o Cantinho Fraterno alcança.

Em terras doadas pela Sra. Maria Jacyntha de Meira Freire, em 1922, aos vicentinos da cidade, o Cantinho Fraterno tem papel fundamental na assistência e cuidados aos preferidos de Deus, os Pobres, em especial nessa parte da população, os idosos.

Atualmente com 38 moradores, o Cantinho Fraterno já abrigou em suas também centenária instalações mais de 6.500 pessoas. 6.500 famílias que dedicaram seus entes aos cuidados dos vicentinos, em seus ultimos dias de vida, ou nos dias que lhes restavam.

Concelebraram esta cerimônia belíssima os sacerdotes: Pe. Matheus, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Pe. Everson, da Paróquia de São Miguel Arcanjo e Pe. Marcos Guideli, pároco da Catedral Diocesana.

Estiveram presentes ainda a Sra. Vanessa Soriano Barbuto, pela secretaria de Cidadania e Assistência Social e a Sra. Lucinha Garcia, representando o Prefeito Municipal Airton Garcia e o vereador e confrade vicentino Gustavo Pozzi, presidentes dos Conselhos Particulares vicentinos, conferências e amigos do lar.
Convidados de honra do presidente do lar, confrade Luiz Alberto Botega, estiveram presentes ainda familiares da doadora, Dona Maria Jacinta. O Dr. João Paulo Botelho Vieira Filho, sobrinho bisneto, Amanda Galvão da Silva Pinto, Cristina Helena da Costa Inocentini e Ana Teresa de Camargo Amorin, sobrinhas trinetas. Afonso Botelho de Abreu Sampaio e Neusa de Abreu Sampaio, sobrinho trineto de Maria Jacinta e de Paulino Carlos, irmão da Maria Jacinta. Vivian e Antonio Carlos, trinetos, Martinho Alexandre de Arruda Botelho e Julia de Arruda Botelho, sobrinhos bisnetos, entre outros.

Após a cerimônia foi oferecido um almoço no Centro Vicentino de Formação Rosalie Rendü, Espaço de Eventos Ozanam, onde contamos também com a presença ilustre de Dom Luiz Carlos entre os participantes, que reforçou o desejo de estar perto da diretoria do Cantinho Fraterno em suas atividades, aproximando ainda mais a igreja desta casa de acolhida.

Foram elevadas a Deus intenções para que o lar continue suas atividades restabelecendo a dignidade aos idosos e a esperança de que o próprio Jesus se faz presente nas ações vicentinas de cuidados.

Clique aqui e confira mais fotos.