Pe. Rubens abr 9, 2019

“Missa de Dedicação” é celebrada na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Dourado

“Missa de Dedicação” é celebrada na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Dourado

Com informações do Jornalista Sérgio Ronco

 

A Igreja Católica surpreende positivamente pelos ritos de suas missas. Uma delas é, sem dúvida, a  “Missa de Dedicação”. Explicamos o que vem a ser a Missa de Dedicação. Essa Santa Missa é repleta de ritos litúrgicos. Durante a cerimônia, o bispo realiza a bênção e a aspersão da água por toda a Igreja; há também a oração da dedicação e a unção do Santuário.

 

 

 

Após a cerimônia de dedicação, o Santuário estará aberto aos peregrinos para que eles participem das Missas ou realizem um momento de oração junto ao Pai das Misericórdias. Sempre que uma nova Igreja é construída ou mesmo reformada, o bispo celebra a Missa de Dedicação. Foi exatamente o que ocorreu na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Dourado, após o altar passar por reforma e se apresentar  com um novo e moderno visual.

 

 

O Bispo Diocesano Dom Paulo Cezar Costa foi que celebrou a missa no último sábado(6) em companhia do Padre Kécio Henrique, pároco de Dourado e o seminarista Caio.

 

 

A Igreja Nossa Senhora Aparecida localizada no bairro Jardim Paulista, recebeu centenas de fiéis os quais puderam acompanhar todo o rito que durou cerca de duas horas.

 

 

“O Altar para ser Dedicado deverá ser fixo e geralmente de pedra. Dessa forma vamos fazer a Dedicação da Igreja e a Dedicação do Altar”, disse o Bispo Dom Paulo Cezar antes do início da missa ao microfone da SDS.

 

 

“ A Missa de hoje é especial porque oficialmente a gente consagra, a gente oferece a Deus esse templo religioso construído há tantos anos e que hoje oficialmente irá ser Dedicado, vai ser Consagrado a Deus para o uso que já vem sendo feito. A noite de hoje, traz à nossa comunidade, à nossa cidade, o nosso bispo que irá ungir o novo Altar  que foi doado à nossa comunidade, com o óleo chamado óleo do crisma, que é um óleo todo especial que é usado para ungir as mãos daquele que vai ser padre, ungi a cabeça do bispo, é um óleo que significa essa a pertença a Deus”, disse o Padre Kécio, minutos que antecederam a celebração.

 

 

 

Durante a Missa, o Bispo Dom Paulo Cezar ungiu o Altar e a mesa de pedra que é utilizada para o Sacrifício Eucarístico. Com as próprias mãos, espalhou todo o óleo por toda a extensão da mesa. Houve também o momento de  a água ser aspergida, que é um clamor para que o local fosse purificado, lavado por Deus tanto as paredes, quanto a cada fiel que participou do rito.

 

 

Bispo Dom Paulo Cezar Costa, com óleo, ungi a mesa durante Missa de Dedicação

 

 

Padre Kécio por fim, iluminou com velas, que estão colocadas em cada um dos quatro pontos da Igreja, simbolizando a Luz por excelência, que nos tirou da escuridão, pois Cristo é a própria Luz que nos ilumina.

 

 

 

A Radio Diocesana SDS transmitiu ao vivo a Missa de Dedicação, onde através de seu microfone, foi possível entrevistar o Bispo Dom Paulo Cezar, o Padre Kécio e o seminarista Caio.

 

 

Confira as fotos desta celebração:

"Missa de Dedicação" é celebrada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Dourado

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.