Marcus Paulo aborda os aspectos fundamentais do Itinerário Formativo na obra Emílio de Jean Jacques Rousseau
Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos
Encerrando a Semana de Pesquisa 2021 do Infista, o Seminarista Marcus Paulo Silva Soares, apresentou o seu trabalho de conclusão de curso nesta sexta- feira (02). Seu projeto abordou os aspectos fundamentais do itinerário formativo proposto por Jean Jacques Rousseau, em sua obra Emílio ou Da educação.
A sua realização teve como metodologia a revisão bibliográfica, utilizando artigos científicos, teses, dissertações e livros, os quais abarcam assuntos relacionados ao tema: “Rousseau propõe um modelo educacional revolucionário, que apresenta diretrizes para os pais, educadores, educando e os que lidam com este”, enfatiza Marcus.
O seminarista enfatizou que este modelo educacional do autor tem como centralidade o olhar voltado para a criança, buscando valorizá-la em meio a uma época em que isso não acontecia: “Jean depositou neste período a possibilidade de uma boa formação por meio da educação, tendo em conta que nessa fase as crianças se encontravam puras e mais próximas do seu estado de natureza”, disse.
Rossueau propõe um itinerário formativo que visa a conservação do estado de natureza do homem, de modo que esse se forme visando o seu papel de cidadão pertencente a sociedade proposta pelo novo contrato social.
Marcus Paulo, segue seu itinerário formativo a partir de 2022 em Teologia, ele contou com a orientação do Professor Doutor Padre Márcio Coelho e Arguidor o Professor Mestre Padre Marcelo Aparecido Souza.