“Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água”

(Elen Pilegi Neves – Pastoral da Ecologia Integral)
No dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para promover a reflexão sobre o uso consciente desse recurso natural essencial, cada vez mais escasso para o consumo humano.
Em sintonia com essa importante data, no último sábado, catequistas e catequizandos da Paróquia Santuário São Pio X realizaram um encontro especial proposto pela Pastoral da Ecologia Integral. A atividade abordou o cuidado com a Casa Comum e a responsabilidade dos cristãos na preservação da água, destacando o tema da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”. O encontro ressaltou a água como dom de Deus e símbolo de purificação e renascimento na fé cristã.
Como parte das atividades, as crianças foram incentivadas a pesquisar, junto com suas famílias, o nome do rio mais próximo de suas casas ou o mais conhecido da cidade. Em seguida, fizeram desenhos representando “O rio que temos e o rio que queremos ter!”. As ilustrações foram expostas em um varal no mural da igreja, proporcionando um momento de reflexão visual e sensibilização para a comunidade.
A reflexão também abordou a importância da água, das florestas e da arborização urbana como elementos fundamentais para a adaptação às mudanças climáticas. O encontro reforçou a necessidade de esforços pessoais, coletivos e políticos para o cuidado com a Casa Comum, em sintonia com a mensagem do Papa Francisco de que “tudo está interligado”.
Como gesto concreto, os participantes realizaram, em parceria com o Projeto Rua Viva, implementado pela Reenvolta Socioambiental, o plantio de duas árvores, uma Quaresmeira (Tibouchina granulosa) e uma Escova-de-garrafa (Callistemon sp.) em frente ao Santuário São Pio X. O momento foi marcado por oração e gratidão a Deus pela água, pela vida e pela criação, reforçando o compromisso com o cuidado da nossa Casa Comum.
A Pastoral da Ecologia Integral agradece ao Pe. Sérgio Leonel e a todas as crianças e catequistas pela acolhida, apoio e participação!