Pe. Rubens abr 26, 2022

Lei que reconhece Libras como língua oficial do país completa 20 anos

Da Redação, com informações da Agência Brasil | Foto: David Fanuel via Unsplash

Neste domingo, 24, a Lei 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma das línguas oficiais do país, completa 20 anos.

Para marcar a data, foi criado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando comemorar essa forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, que constitui também importante ferramenta para a inclusão social.

De acordo com o grupo educacional Uníntese, a história da Língua Brasileira de Sinais remonta a meados do século 19. Foi nessa época que o imperador Dom Pedro II convidou o francês Ernest Huet a vir ao Brasil adaptar à realidade brasileira o modelo de linguagem de sinais que era usado na França.

A partir daí, foi desenvolvida a Língua Nacional de Sinais.

A  Diocese de São Carlos, através da Pastoral da Inclusão, tem aberto as portas para incluir na Igreja e na sociedade os irmãos com deficiência e surdos.

Siga a Pastoral da Inclusão, nas Redes Sociais:
Instagram: @pastoraldainclusaosc
Facebook: Pastoral da Inclusão – Diocese de São Carlos