Pe. Rubens fev 28, 2019

Lançamento do Texto-base Campanha da Fraternidade 2019 no Vicariato Senhor Bom Jesus

Com informações de Guilherme de Mello Ligeiro – PASCOM – Vicariato Senhor Bom Jesus

Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, no Salão da Paróquia Santo Antônio e São Vicente de Paulo da cidade de Itápolis-SP, realizou o Lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2019 no Vicariato Senhor Bom Jesus da Diocese de São Carlos.

O evento contou com a presença de Dom Eduardo Malaspina – Bispo auxiliar, Padre Jorge João Aparecido Nahra – Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus, Diácono Carlos Pavan – Coordenador Diocesano da C.F., Padre Márcio Coelho – Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade e Tânia Lopes Castilho – Leiga, Membro da Comissão Diocesana da CF, Além desses, estiveram presentes padres, diáconos e centenas de pessoas do Vicariato que integram as seguintes cidades: Matão, Itápolis, Ibitinga, Borborema, Tabatinga e Nova Europa, com seus respectivos distritos.

A Campanha da Fraternidade de 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas e como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, tirado do Livro do Profeta Isaías 1,27.

O encontro iniciou com a acolhida e animação do Padre Geraldo Francisco da Silva, que logo em seguida Padre Jorge conduziu a oração inicial, com a leitura do trecho do Livro do Profeta Isaías, do qual a CF tem como lema.

Padre Márcio, conduziu o encontro explanando o Texto-base da CF no modo VER, JULGAR e AGIR.

A Campanha da Fraternidade tem como contexto o caminho de conversão quaresmal. Um caminho pessoal, comunitário e social que visibilize a salvação paterna de Deus. Com o objetivo da construção da fraternidade e conversão pessoal e social.

Por isso, o objetivo geral da CF 2019 é “Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

Padre Márcio destacou que o Texto-base da CF 2019 mostra que o ponto de partida e chegada dos cristãos é Jesus Cristo. Com o olhar voltado para Ele, na força do Espírito Santo, oferecem o testemunho da transformação de todas as coisas Nele. Um modo de sermos cristãos ativos é ajudar na proposição, discussão e execução de políticas públicas para que as pessoas possam ser libertadas pelo direito e pela justiça (cf. Is 1,27).

A segunda parte do evento foi ministrado pela Tânia, que comentou todo o processo e os trabalhos da CF 2019 feitos pela Diocese de São Carlos.

Dom Eduardo Malaspina fez o uso da palavra, comentando que este Tempo Quaresmal é um tempo favorável para agir na caridade e na fraternidade.

O último momento, Dom Eduardo Malaspina fez o uso da palavra, comentando que este Tempo Quaresmal é um tempo favorável para agir na caridade e na fraternidade, ajudando a vida das pessoas que estão afastadas da comunidade, por isso, devemos viver bem a Campanha da Fraternidade que oferece temas importantes para este tempo propício dentro da Igreja no Brasil. Encerrou sua fala com um encorajamento aos padres, leigos e leigas para que se esforcem e não tenham medo de colocar em prática o que a Igreja pede para nós hoje, ter uma sensibilidade social nas comunidades. “Às vezes esquecemos da força que nós temos… pensamos em nossas paróquias que nunca tem jeito de mudar, que não vai mudar, está tudo muito difícil, e aí nos falta a criatividade, pois sempre aceitamos aquela frase ‘Sempre foi assim’… Temos que colocar coragem no coração; temos uma força comunal e as nossas paróquias tem uma esperança em Cristo Jesus Ressuscitado… Nós devemos persistir na defesa da vida e na promoção da justiça. Por isso, vamos nos preparar bem para a Quaresma, com o grande desejo que a luz do Ressuscitado, possa afugentar todas as sombras da não-vida que circunda nossas comunidades, e começa com cada um de nós… A Campanha da Fraternidade é um compromisso Pascal”.

O encontro encerrou com a Oração da CF 2019 e a bênção de Dom Eduardo e demais padres presentes.

Agradecemos a Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, sob a coordenação do Diácono Pavan, do Padre Márcio Coelho – Assessor Diocesano, e da Tânia Lopes Castilho – Membro da Comissão da CF na Diocese, pelos trabalhos que vem realizando neste ano de 2019.