Diocese São Carlos fev 6, 2024

LANÇAMENTO DIOCESANO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE NO VICARIATO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Fotos e texto – Ignez Lobo – Jornalista e Coordenadora da Pascom Divino Espírito Santo – Dois Córregos

Na noite da última segunda-feira, 5 de fevereiro, aconteceu no salão da Paróquia São João Batista, em Jaú, o lançamento diocesano da Campanha da Fraternidade para o Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio.

O evento contou com a presença de religiosos, religiosas e representantes de pastorais. A acolhida e abertura ficou por conta do vigário episcopal Marcio Gaido. Na sequência o diácono Carlos Pavan apresentou o cartaz e o hino da CF. Padre Márcio Coelho falou sobre o texto-base, destacando seus principais pontos. Padre Léo Gasqui, coordenador diocesano de Pastoral falou sobre os encaminhamentos pastorais da Diocese para este ano de 2024, entre eles a preparação para o Ano Jubilar de 2025 – Peregrinos da Esperança.

A Campanha da Fraternidade 2024 foi inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, e tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) e refletem a preocupação em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, já que a amizade é um dom de Deus e um fenômeno humano universal. A amizade social é o amor estendido a todos, rompendo muros e criando pontes, superando imposições e indo além dos interesses individuais, para construir uma comunidade onde todos se acolhem e valorizam a vida e seu desenvolvimento integram; onde todos são irmãos e se preocupam uns com os outros.

FOTOS GERAIS DO EVENTO TIRADAS PELOS PARTICIPANTES (CLICAR AQUI)