Pe. Rubens jan 28, 2021

Instituto de formação filosófica homenageia Santo Tomás de Aquino

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos | Imagem: Divulgação

A Igreja faz memória nesta quinta-feira, 28 de janeiro, de Santo Tomás de Aquino, presbítero dominicano, doutor da Igreja e padroeiro das escolas católicas. Em sua breve vida – faleceu aos 49 anos – ofereceu uma contribuição histórica para a relação entre a fé e a razão.

Na Diocese de São Carlos Santo Tomás é lembrado e homenageado através do Infista – Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, criado em 2008 pelo bispo emérito Dom Paulo Sérgio Machado, com o objetivo de distinguir o espaço de convivência e formação do Seminário Diocesano e o espaço de formação acadêmica.

Em 2015 foi firmado um acordo com o Centro Universitário Claretiano, para que os seminaristas realizassem o Curso de Filosofia no sistema de Educação a Distância (EaD); essa formação recebia uma complementação, com temas específicos da formação presbiteral.

Em 2017, Dom Paulo Cezar Costa, hoje arcebispo de brasília, reformulou o curso de Filosofia do INFISTA, para que oferecesse, em regime presencial as disciplinas fundamentais exigidas pela Ratio Fundamentalis (2016) e pela CNBB (Doc. 93 – 1997), continuando também a oferecer o curso no regime EaD, no Claretiano. Em acordo firmado com o Claretiano, a partir de 2018 ocorreu a integração entre o curso de Filosofia no sistema EaD – Claretiano e a formação oferecida pelo INFISTA, com o aproveitamento dos estudos oferecidos por este Instituto.

Hoje fazemos memória deste Santo, Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo; frei caridoso, estudioso dos livros sagrados, sucessor na importância teórica de São Paulo e Santo Agostinho.

Muito se falou, se fala e se falará de Santo Tomás, cuja obra perdura atualíssima ao longo dos séculos. São dezenas de escritos, poesias, cânticos e hinos até hoje lidos, recitados e cantados pelos cristãos e sacerdotes de todo o mundo.