Diocese São Carlos set 6, 2024

Inaugurada a primeira etapa da revitalização da Casa de Emaús

A primeira etapa da revitalização da Casa de Emaús em Araraquara foi inaugurada nesta sexta-feira (6), com a benção do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

A reforma começou em junho de 2023, com orientação do bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, do ecônomo Padre Nelson Ramos, e da arquiteta Dagmar Bizzinotto. O prédio passou por uma reestruturação para se adequar às normas de acessibilidade e prevenção à incêndios.

A entrega da primeira etapa compreende novas salas para reuniões, banheiros adaptados, capela, cozinha e refeitório amplos e recepção. Ao todo, a Casa de Emaús terá mais 72 quartos com banheiro, que estão compreendidos na segunda etapa da revitalização.

Com a inauguração, a Casa de Emaús já está disponível para eventos e cursos que não necessitem de pernoite, como reuniões de pastorais, movimentos e do clero. O local é cercado por uma área verde, que será preservada e mantida no projeto de jardinagem.

A cerimônia da tarde desta sexta-feira (6) contou com a presença de autoridades civis e religiosas, ex-cursilhistas, e fieis vindos de cidades da região. O bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, fez um breve resgate histórico da Casa de Emaús, e agradeceu a todos os envolvidos na primeira etapa da revitalização.

Em sua fala, o Núncio Apóstolico, Dom Giambattista, disse: “Este espaço é um testemunho vivo de nossa devoção, um sinal da missão de Cristo, que é levar sua mensagem de amor e salvação a todos os cantos da Terra. Que este continue sendo um local de esperança,  irradiando o Evangelho a todos que desejam crescer na fé”.

História

A Casa de Emaús foi fundada em 1971, pelo Cursilho de Cristandade de Araraquara. Conhecida pelo espaço, foi referência para realização de retiros, assembleias diocesanas e cursilhos, tendo mais de 50 anos a serviço da evangelização.

No ano de 2015, o espaço foi doado para a Diocese de São Carlos. Com o consentimento do bispo da época, hoje emérito, Dom Paulo Sérgio Machado, ao transferir a administração para a Mitra Diocesana, o Cursilho teria uma sala e poderia utilizar o local sem ônus por seis vezes ao ano para suas assembleias.

Emaús

Por ser um local de retiros e cursilhos, levando muitas pessoas ao encontro com Jesus Cristo, a Casa de Emaús tem este nome devido a passagem do Evangelho de Lucas (24, 13-35).

Após a ressurreição de Jesus, dois discípulos estavam caminhando para uma aldeia chamada Emaús. Jesus se juntou a eles, mas eles não o reconheceram. Estavam tristes, e Jesus lhes perguntou o que havia acontecido. Eles responderam que haviam crucificado Jesus, o Nazareno, e que esperavam que ele fosse redimir Israel.

Jesus conversou com eles sobre as Escrituras, explicando que o Cristo tinha que sofrer antes de entrar em sua glória. Ao chegarem a Emaús, convidaram Jesus para ficar. Durante a refeição, ao partir o pão, eles o reconheceram, mas Jesus desapareceu. E disseram um ao outro: “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?”. Imediatamente, os discípulos voltaram a Jerusalém para contar aos outros discípulos o que havia acontecido: “É verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!”