Diocese São Carlos maio 16, 2024

História: Há 76 anos, Dom Ruy Serra tomava posse na Diocese de São Carlos

No dia 16 de maio de 1948, um domingo, a Diocese de São Carlos celebrava a posse de seu terceiro bispo: Dom Ruy Serra.

Natural de Campinas, Dom Ruy cursou filosofia nos Estados Unidos e dois anos de Teologia na Bélgica. No retorno ao Brasil, deu continuidade aos estudos no seminário de Botucatu.

Ordenado presbítero em 1923, por Dom José Marcondes Homem de Mello, na Diocese de São Carlos, assumiu cargos importantes como diretor do Ginásio Diocesano, Pároco da Catedral de São Carlos e vigário geral. Colaborou com o bispo predecessor, Dom Gastão Liberal Pinto, na fundação do seminário.

Após a morte de Dom Gastão, o segundo bispo diocesano, foi vigário da sede vacante até ser nomeado bispo titular da diocese, em 1948.

Dom Ruy foi responsável pela construção da atual Catedral de São Carlos Borromeu. É dele o brasão episcopal que aparece na fachada da catedral e no altar. Seu lema episcopal era “Omnibus Omnia” (Tudo para todos).

Participou do Concílio Vaticano II, nas quatro sessões entre 1962 e 1965.

Aos 71 anos, entregou o governo diocesano a Dom Constantino Amstalden, que era bispo administrador apostólico. Faleceu em 1986, aos 86 anos. Está sepultado na cripta da Catedral.