Diocese São Carlos fev 21, 2024

FORMAÇÃO COM PADRE CARLOS ALBERTO CONTIERI SJ, EM ARARAQUARA E EM SÃO CARLOS

Por Paulo Neto, Setor de Comunicação

Nos dias 19 e 20 de Fevereiro, nossa Diocese teve a graça de receber o Reverendíssimo padre Jesuíta Carlos Alberto Contieri, para uma formação Diocesana sobre o tema: “Fundamentos Bíblicos da amizade social”.

A primeira Cidade que recebeu esta formação, com a participação do nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, do Reverendíssimo Padre Leo Gasqui, Coordenador Diocesano de Pastoral juntamente com o Secretário Pastoral Diácono Carlos Pavan, outros sacerdotes e um número considerável do povo de Deus, foi Araraquara, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, através do Reverendíssimo Padre Cristian Henrique Capelatto, Vigário Episcopal.

Na manhã seguinte a formação foi dada ao Clero Diocesano na Cúria, em São Carlos, como se pode ler na matéria disponível em nosso site: https://www.diocesesaocarlos.org.br/reuniao-geral-do-clero-fevereiro-2024/

E na noite do dia 20, terça feira, a Paróquia que acolheu esta formação, com a participação de numerosos fiéis, foi a de Santo Antônio.

Padre Contieri, nos ensinou que dentro de nós existem duas situações:  1.Desejo de Deus: inclusão e harmonia na diferença e a negação da criaturidade e da diferença – desumanização. Nos apresentou depois, vários conceitos que nos ajudam a entender essas forças existentes e falou muito sobre vários pecados que tem suas raízes nelas (como a fofoca, a maledicência, etc.).

Disse-nos também que ” O serviço ao estilo de Jesus é o caminho para construir uma verdadeira amizade social em vista do bem comum”.

Apresentou-nos vários exemplos de Resistência através das atitudes de algumas figuras bíblicas, tais como: Adão e Eva; Caim e Abel; Rei Davi e os filhos de Zebedeu, fazendo-nos ver que dentro de nós estas atitudes, como por exemplo a não aceitação da diferença, o fratricídio, a inveja, a ambição e o desejo de possuir tudo, o desejo de ser grande, entre outras, coabitam e precisam ser trazidas à luz de Cristo que se faz servidor.

Terminando a sua fala, Padre Contieri apresentou-nos 7 caminhos que podemos trabalhar em nós para alcançarmos o bem comum:

1. Reconhecimento da dignidade do outro
  2. O amor como estilo de vida
  3. Buscar o bem do outro
  4. Abraçar o Evangelho de Jesus Cristo
  5. Salvar a proposição do próximo
  6. Mansidão como forma de amor pelo outro
  7. Aceitar o lugar que me é dado

Agradecemos a todo povo de Deus, aos Sacerdotes e à equipe Pastoral de nossa Diocese por nos proporcionarem este maravilhoso tempo de reflexão e aprofundamento do tema da Amizade Social proposto pela CF 2024.

Seguem fotos destes encontros:

São Carlos: (Colaboração das fotos – PASCOM Paróquia Santo Antônio)

Araraquara: (Colaboração das fotos – Nanci Ferrari)