Fique ligado! Congresso Mariano na Diocese
Por Assessoria de Imprensa
A Diocese celebrará nos dias 24 e 25 o Congresso Mariano. Tendo em vista a programação do Ano Mariano na Diocese de São Carlos a comissão responsável está articulando em algumas regiões da Diocese o Congresso Mariano. A primeira cidade a realizá-lo será Araraquara, seguida de São Carlos, Matão, Jaú e Itápolis que realizaram no sábado, 25.
Todos os fiéis estão convidados para viverem este momento Mariano em nossa Diocese. Confira o dia e o local de cada Congresso:
Cidade: Araraquara
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Ceará – Vila Xavier (Vila Xavier), Araraquara – SP)
Data: Sexta 24
Horário: a partir das 20h
_______________________________________________________
Cidade:Jaú
Local: Paróquia Nossa Senhora Patrocínio (Rua Visconde do Rio Branco, 333 – Centro, Jaú – SP)
Data: Sábado 25
Horário: das 8h às 12h
_______________________________________________________
Cidade: São Carlos
Local: Teatro La Salle (Av. José Pereira Lopes, 252 – Vila Prado, São Carlos – SP)
Data: Sábado 25
Horário: das 8h às 12h
_______________________________________________________
Cidade: Itápolis
Local: Paróquia São Benedito (Rua México, 78 – Jardim São Benedito, Itápolis)
Data: Sábado 25
Horário: das 8h às 12h
_______________________________________________________
Cidade: Matão
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Artur Ribeiro – Alto, Matão)
Data: Sábado 25
Horário: das 14h30 às 17h
Confira, também, a oração inicial para este encontro:
ORAÇÃO INCIAL
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A graça de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo nosso irmão, a comunhão do Espírito Santo e a ternura de Maria Santíssima, estejam sempre convosco.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Canto Inicial: Viva a Mãe de Deus e nossa.
Dirigente: Maria traz Jesus em seus braços, mas ela não o retém para si. Ela está pronta para entregar seu Filho para todos que a Ela recorrem, pois esta é a sua missão: dar à luz seu Filho Divino no coração de cada crente que se abre à Graça de Deus.
Todos: Nossa dinâmica deve ser como a de Maria Santíssima: de manhã “Eis aqui a Serva do Senhor” e a noite: “minha alma engrandece o Senhor”. Viver como servos e ser gratos ao Senhor pela nossa missão, pela oportunidade que Ele nos deu que colaborarmos na construção do Reino.
Dirigente: A imagem de Maria como Virgem da Escuta/acolhida da Palavra está, nos Evangelhos, encastoada num quadro narrativo em que detalhes dão os contornos precisos desta presença feminina e materna. Maria é bem-aventurada porque acreditou e aqueles que a seguem tornam-se também bem-aventurados e encontram alegria e nela se apoiam com sinais de afeto, de ternura e de amor, pois Ela é vida, doçura e esperança de salvação.
Todos: É a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. A acolhida da Palavra, com efeito não é consequência de uma escuta em que Ela é ouvida com toda clareza. A palavra é acolhida na fé, independentemente da clareza de seu significado. Maria é aquela que acolheu plenamente a Deus na concretude do seu ser humano. Ela o acolheu de maneira tão profunda e singular que o Filho do Altíssimo se fez carne em seu ventre.
Dirigente: Portanto desde o “Sim” na presença do Arcanjo Gabriel até a Igreja sair pelo mundo afora, Maria é testemunha fiel durante toda a vida de Jesus.
Todos: Ao redor dela temos a primeira comunidade dos discípulos missionários de Jesus; em Pentecostes em torno dela inicia a caminhada da Igreja.
Canto: Pelas estradas da vida, nunca sozinho estais, contigo pelo caminho, Santa Maria vai. Oh, vem conosco vem caminhar, Santa Maria vem! Oh, vem conosco vem caminhar Santa Maria vem!
Maria, sempre fiel ao projeto do Pai, será definitivamente a companheira de todos os passos da Igreja. Uma criatura mortal como Ela ocupa na economia da salvação um lugar singular, incomparável. E devido a sua luminosidade é exemplo para todos nós.
Dirigente: (Momento de silêncio …) Pai-nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai…
Dirigente: Que o Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida Eterna. Amém!