Encontro reúne comunicadores católicos de todo o país em Aparecida
Da redação, foto: Antônio Rodrigues Alves – Assessor da Arquidiocese de Campinas
Junto aos demais Comunicadores católicos de todo o país, Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa de nossa Diocese, o leigo Sidney Prado que trabalha junto ao Setor de Comunicacao da Cúria Diocesana e as agentes da Pascom do Vicariato São Bento, Andreia Pregnolato – Paróquia Nossa Senhora das Graças, Wilma Rodrigues Jorge e Maria do Rosário Martins do Santuário de Santo Antônio, participam no Santuário Nacional do 6º Encontro Nacional da PASCOM. O evento, que acontece a cada dois anos, reflete em 2018 as relações entre a Igreja e a Comunicação.
Mais de 500 participantes se inscreveram para as quatro conferências e cinco seminários que acontecem até o dia 22 de julho, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).
Entre os palestrantes, estão os doutores Irmã Joana Puntel, Irmã Helena Corazza, Moisés Sbardelotto e Elson Faxina. Integram ainda o time, os professores Ricardo Alvarenga e Jessé Barbosa. No domingo, antes da despedida, o diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, ainda realizará a última conferência.
Além delas, alguns seminários específicos também foram idealizados para os comunicadores: A educomunicação nas práticas pastorais da Igreja, Fotografia Religiosa: ressignificação a partir da imagem, Implantação da Pastoral da Comunicação (considerando o processo concreto realizado em 2016 que envolveu inteiramente a arquidiocese de Diamantina), A pastoral em tempo de Redes Sociais Digitais e Planejamento de Comunicação.
Na programação também estão previstos painéis, lançamentos de livros, noite cultural e celebrações eucarísticas. Neste ano, por exemplo, os comunicadores terão tempo livre para se reunir com suas regiões. Durante este momento, serão propostas soluções para os desafios encontrados nas diversas localidades do país.
O Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação segue até o próximo domingo (22). O encerramento acontece na missa das 8h, no Altar Central da Basílica, seguido de uma conferência no Centro de Eventos.