Diocese São Carlos jul 16, 2024

Encontro Regional da Pastoral da Inclusão

Descrição da imagem: fotografia de um grupo de pessoas reunidas em uma igreja, com um padre ao centro vestindo uma batina verde. As pessoas, entre homens e mulheres de diversas idades, estão posicionadas em frente ao altar. Ao fundo é possível observar o altar com um oratório ao centro com imagens de santo, uma cruz a esquerda e duas janelas com vitrais na parede. Fim da descrição.

(Com informações de Michele Toso)

A Diocese de São Carlos sediou o primeiro Encontro Regional da Pastoral da Inclusão, realizado no auditório da Mitra Diocesana e contando com a presença de agentes da pastoral da inclusão, pessoas com deficiência e familiares, catequistas, agentes de pastorais, movimentos e serviços de nossa diocese e demais dioceses (Diocese de Guarulhos, Jaú, Campanha (MG), Arquidiocese do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte).

O encontro foi assessorado pelo – Prof. Ms. Camilo de Lelis L.S. Ribeiro – filósofo/teólogo, doutorando em psicologia e professor na PUC Minas, também presidente do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Belo Horizonte, que, a partir da reflexão da antropologia do limite, trouxe pistas de ação em vista do papel da Pastoral da Inclusão na vida da Igreja.

No período da tarde houve um momento de partilha entre as dioceses, relatando experiências e desafios. Dentre várias temáticas importantes, discutiu-se a necessidade urgente de uma equipe representativa da Pastoral da Inclusão a nível da CNBB, para articulação de ações e diretrizes para a Igreja no Brasil, diante de tantos desafios emergentes no processo de inclusão e acolhida nas paroquias e comunidades.

Para encerrar o encontro, houve uma Missa no Santuário São Pio X, presidida pelo Pe. João Victor Bulle, assessor diocesano da Comissão da Ação Sociotransformadora da Diocese de São Carlos.

“Ao revisitar o lema da Campanha da Fraternidade de 2006 sobre as pessoas com deficiência ‘Levante-te e vem para o meio’, refletimos que não podemos mais ficar de dentro a chamar os que estão de fora; é necessário que saiamos todos e entremos juntos de novo, de um jeito novo” (Michele Toso Cappellini – coordenadora diocesana da Pastoral da Inclusão).

Sua paróquia é inclusiva? Entre em contato conosco! E vamos edificar a Igreja de todos e de cada um de nós!

Nossa Senhora do Amor Inclusivo, rogai por nós!

Whatsapp (16) 993929950

Descrição da imagem: fotografia de uma sala de aula ou auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis, olhando em direção a um homem que está de pé à frente, o qual está segurando um microfone nas mãos. Há janelas grandes nas paredes e luzes instaladas no teto. As pessoas na sala parecem estar atentas e engajadas na apresentação ou discussão em andamento. Fim da descrição.

Descrição da imagem: A imagem mostra uma fotografia de um grupo grande de pessoas reunidas em uma sala. Elas estão posicionadas em duas fileiras em pé uma ao lado da outra e estão em frente a uma imagem projetada na parede que contém a frase: “De modo suave, você pode sacudir o mundo!” e tem um fundo azul. O grupo é composto por homens e mulheres de diferentes idades, alguns utilizam crachás. A imagem transmite um ambiente positivo e colaborativo. Fim da descrição.