Diocese São Carlos nov 28, 2023

ENCERRAMENTO DO ANO VOCACIONAL 2023

Por Paulo Neto, setor Comunicação, com a ajuda da Pastoral Vocacional Diocesana.

No Domingo, 26 de Novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, na Catedral de São Carlos Borromeu, celebrou-se a Santa Missa finalizando o ano vocacional, que vinha sendo celebrado desde o dia 20 de Novembro de 2022.

O ano teve como Tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33 ). Este texto nos convidou a escutar atentamente a voz do Senhor que nos chama e sentir o nosso coração arder, nos levando a colocar nossos pés a caminho para anunciar ao mundo que “encontramos o Senhor”.

Esta Santa Missa contou com alguns integrantes do nosso clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas da nossa Diocese, mostrando assim que estamos vivendo um momento eclesial propício para criar em nossas paróquia e comunidades um espírito vocacional que entenda que, toda pastoral é essencialmente vocacional e que não podemos trabalhar as nossas espiritualidade sem entender que a Igreja é essencialmente vocacional.

Por isso na sua homilia, Dom Luiz Carlos Dias nos apresentou a figura do Cristo Rei do Universo, não reinando como os reinos deste mundo nos ensinam mas, encontrando seu sentido íntimo e profundo realizado no serviço, que se doa na Cruz. Ali reclinou a cabeça o Filho do homem e por se fazer obediente até a morte de cruz, Cristo foi exaltado sobre todo nome.

A vocação encontra sua razão de ser neste serviço-doação e sua resposta é dada através de uma vida íntima de oração e de serviço.

Lembramos nesta celebração de todas as vocações (matrimoniais, religiosas, leigas e sacerdotais) representadas nos banners que entraram, e também consagramos todas elas à nossa Mãe Aparecida, a vocacionada por Excelência. Assim terminamos nossa celebração, pedindo a ela santas e perseverantes vocações e que nossas comunidades estejam abertas à viver esta espiritualidade vocacional além de rezar por toda a nossa Santa Igreja, chamada a ser servidora da humanidade, levando todos à casa do Pai.