Pe. Rubens jun 19, 2023

Em Araraquara, Igreja São Bento é instalada Basílica

Da redação, colaboração Adriana Nagazako – Basílica São Bento

No dia 15 de junho,  a Igreja Matriz de São Bento em Araraquara, interior de São Paulo, foi elevada a Basílica. A Paróquia é a primeira da Diocese de São Carlos a receber o título, concedido pelo Papa Francisco através do Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, pelo decreto de sua eminência Arthur Cardeal Roche e o excelentíssimo arcebispo Dom Victorio Francesco Viola.
Foram apresentadas as insígnias basilicais como: a umbela, virga rubra e tintinábulo, símbolos papais que apenas as basílicas podem ter, além do decreto de concessão recebido do Vaticano e a provisão de reitor do pároco, Padre Rodolfo Faria.
Em sua homilia, Dom Luiz Carlos Dias afirmou que “contar com uma Igreja tão expressiva na diocese é um motivo de grande alegria”, e que “desde a chegada dos fundadores desta próspera cidade, a luz da Palavra do Altíssimo se fez presente e acompanhou toda essa jornada histórica”.
O pároco reitor da Basílica São Bento, Padre Rodolfo Faria, agradeceu a todos os paroquianos, membros das pastorais e movimentos, bem como os benfeitores. O magnífico reitor, além de agradecer a presença do Poder Público, disse que o título de Basílica foi conquistado após 205 anos de existência, sendo um presente para a cidade de Araraquara: “Juntos podemos fazer coisas grandiosas para a cidade e somar forças para o bem comum”, disse.
Por ocasião da instalação da Basílica São Bento, diversos cardeais, bispos, autoridades estaduais e federais enviaram cartas e cumprimentos, como o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, e o governador do Estado, Tarcísio de Freitas.
A solenidade contou com a presença de diversos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, comunidades de vida e aliança e lideranças políticas.