Dom Peruzzo fala sobre 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Da Redação | Foto: Patryck Madeira – Arquidiocese de Curitiba
Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba (PR) e referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB, participou nesta segunda-feira (19) do Programa Revista SDS com Jornalista Sidney Prado. Dom Peruzzo falou sobre 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco para o próximo domingo 25 de julho de 2021.
Na oportunidade, o Arcebispo recomendou fazer visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da comunidade, e nos lugares onde não seja possível efetuar uma visita presencialmente, a sugestão é fazer o contato por meio do telefone ou das redes sociais.
A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, e dar aos idosos a possibilidade, principalmente aos que não saem de casa há muito tempo, de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.
Os idosos que participarem das missas celebradas em razão desse Dia Mundial ou àqueles que tomarem parte dela, pelo rádio ou pela internet, e a todos os que realizarem uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha, será concedido a Indulgência Plenária.
A mensagem Santo Padre, que pode ser acessada em: https://bit.ly/36DJK0p
Confira a entrevista:
Dom Peruzzo, esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará está data?
O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) qual a finalidade da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia?
Qual a mensagem do Papa ao destacar a missão dos idosos na sociedade?
Podemos dizer que a celebração anual de um dia dedicado aos idosos é uma forma de inserir, no tecido habitual da nossa pastoral, a atenção aos idosos vulneráveis?
A mensagem para o Dia Mundial, não é sobre a velhice, mas sim um texto dirigido aos idosos, no qual o Santo Padre pede-lhes para serem corresponsáveis pelo caminho da Igreja do amanhã e pela construção do mundo pós-pandemia?
Dom Peruzzo, quais os instrumentos pastorais que podem servir para pôr em prática as solicitudes com os idosos?
Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica?