Diocese São Carlos mar 29, 2018

Dom Paulo Cezar celebra Missa dos Santos Óleos na Catedral de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

A Quinta-feira Santa traz consigo duas grandes celebrações que marcam o início do Tríduo Pascal, o qual a Igreja vive a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A primeira delas, a Missa do Crisma, realizada nesta manhã de quinta- feira (29), na Catedral de São Carlos Borromeu; um momento em que a Igreja recorda as instituições da Eucaristia e do sacerdócio.

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, a celebração contou com a presença do Governo da Diocese, de Dom Francisco Zugliane, Bispo Emérito de Amparo residente na cidade de Jau, além de todos os padres da Diocese, dentre eles, também, estiveram presentes os Diáconos Transitórios e Permanentes, seminaristas do propedêutico, Filosofia e Teologia.

Na homilia, Dom Paulo Cezar destacou ao Clero e ao povo da nossa Diocese de São Carlos que Jesus se proclama ungido pelo Espírito Ele foi consagrado para evangelizar os probres, proclamar a libertação aos presos, aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos, para proclamar um ano de graça do Senhor: “A evangelização constitui a grande missão da nossa vida de presbíteros, ela é a grande finalidade de todo nosso agir, todas as nossas atividades devem ser evangelizadoras”.

Ainda em sua fala, o Bispo Diocesano enfatizou que o caminho é este: uma Igreja evangelizarora, em saída, na qual épreciso de todos: ” Amados e Amadas de Deus é preciso que todos se coloquem a caminho , numa relação de complementaridade e numa rica e bonita no caminho de sermos uma Igreja da Palavra e da Missão”, concluio Dom Paulo Cezar .

O Bispo ainda agradeceu pela vocação de cada sacerdote e ressaltou a importância dos padres para a sociedade: “ Meus queridos padres, nosso ministério é participação na missão de Jesus. É na participação no mistério de Cristo que poderemos ajudar, libertar, santificar e pacificar os outros. Agradeço a Deus pela vida de cada padre pela doação alegre e generosa na vida de nossas paróquias, seminários e demais setores da vida de nossa Igreja particular de São Carlos”, acrescentou.

BÊNÇÃO DOS ÓLEOS E RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS

Na celebração, também chamada de Missa dos Santos Óleos, Dom Paulo Cezar abençoou e consagrou os óleos que serão usados durante todo o ano litúrgico nos sacramentos do Crisma, da Unção dos Enfermos e do Batismo.

Na ocasião, os sacerdotes também renovaram seus votos sacerdotais. Esta celebração é uma oportunidade para que os sacerdotes renovem o desejo de servir a Deus e aos irmãos, unidos ao bispo, formando esse grande corpo que é a Igreja.

A Celebração foi transmitida pela Web Rádio Guadalupe no qual agradecemos de coração toda equipe que esteve trabalhando nesta celebração, e teve retransmissão pela rádio: SDS 93,3 FM.