DOM LUIZ CARLOS É ELEITO PRESIDENTE DO SUB REGIONAL – CAMPINAS
Por Padre Robson Caramano com colaboração da Assessoria do Regional Sul 1
Na tarde desta quarta-feira, 31, o Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, foi eleito presidente do Sub Região de Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil [CNBB]. A eleição aconteceu durante a 85ª edição da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB.
A Conferência conta com 19 Regionais que contemplam toda a realidade do território Nacional Brasileiro, estes Regionais são subdivididos por Províncias Eclesiásticas [uma divisão territorial administrativa para melhor condução dos trabalhos a Igreja], O Sub Regional de Campinas contempla a Província Eclesiástica de Campinas, formada pela Arquidiocese de Campinas e pelas Dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos.
Na ocasião da 85ª Assembleia, Dom Luiz Carlos também foi eleito membro do Conselho Econômico do Regional Sul 1. O acompanham nesta Assembleia o Padre Márcio Coelho, atual secretário do Sub Regional Campinas, e Padre Leonildo Gasqui, atual Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de São Carlos.
Confira como ficaram as representações das demais Sub Regiões:
Para favorecer a articulação pastoral, o Regional Sul 1 é dividido em sete sub-regiões, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo. O representante da Sub-região Aparecida será Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo Diocesano de Taubaté.
Em Botucatu, foi eleito o Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, para a Sub-região pastoral. Da Sub-Região Campinas, será Dom Luiz Carlos Dias o representante. Nas sub-regiões RP 1 e RP 2, foram escolhidos, respectivamente, Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Diocesano de Jaboticabal, e Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.
Na Sub-região Sorocaba, o eleito foi o Bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior e, para a Sub-região São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.