Pe. Rubens jun 28, 2023

Dom Luiz Carlos e a Fraternidade Presbiteral

Da Redação, colaboração do Padre Sandro Portela

O Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos, seguindo agenda de encontros para proporcionar a Fraternidade Presbiteral, se reuniu nesta manhã de terça-feira, 27 de junho, com os Padres de 16 a 25 anos de ordenação presbiteral.
Mais de 30 padres da Diocese estão nessa faixa de tempo de ministério sacerdotal, e a ocasião proporcionada pelo  Bispo Diocesano foi de grande valia para a reflexão acerca da vida do presbítero que se encontra na fase denominada de “meia idade”.

Dom Luiz, em sua fala, antes de abrir para a partilha dos padres, falou sobre a preocupação da Igreja e sua, enquanto Bispo Diocesano, para com a saúde física, psíquica e espiritual do presbitério de São Carlos mais especificamente, que não é diferente do restante da sociedade.

Ressaltou a necessidade do “encontro” para uma vida mais sadia e também para a ajuda nos momentos mais difíceis de cada um dos presbíteros. Esse “encontro”, segundo Dom Luiz, não pode ocorrer somente nas atividades propostas pela Diocese, como retiros, reuniões ou formações, mas também cotidianamente, ainda que de forma esporádica, segundo as possibilidades. Segundo o Diocesano, o Padre, para uma saúde integral, não pode se isolar dos demais irmãos e nem se tornar um “ativista” na vida da paróquia.

O Bispo Diocesano, ainda, fez uma explanação acerca dos trabalhos realizados na Diocese nesse tempo de um ano e meio desde sua chegada à nossa Igreja Particular, bem como elencou alguns projetos que estão em andamento e de outros que começarão a ser implantados no segundo semestre, tanto na área pastoral quanto administrativa da Diocese, pedindo o apoio dos presbíteros presentes.

Em breve Dom Luiz Carlos se reunirá com outros padres, de outras faixas de idade de sacerdócio.