Pe. Rubens jul 22, 2021

Dom Francisco José Zugliani completa 60 anos de Ordenação Sacerdotal

Da Redação,

Aconteceu no dia 09 de julho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Jaú, a missa em Ação de Graças aos 60 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Francisco José Zugliani. A celebração contou com a presença de Dom Luis Gonzaga Fechio e padres das Dioceses de São Carlos e Amparo.

Dom Francisco José Zugliani, foi o primeiro bispo da Diocese de Amparo. Nasceu em Mineiros do Tietê, São Paulo. Filho de Ângelo Zugliani e Neide Ometto Zugliani, é o terceiro filho de sete irmãos. Atualmente, Dom Francisco reside em Jaú, cidade onde também mora quatro irmãos e uma irmã com suas respectivas famílias.

Começou sua jornada como sacerdote em 09 de julho de 1961, onde foi ordenado na matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Jaú, São Paulo. Logo depois iniciou seus trabalhos na Diocese de São Carlos, como vigário da Paróquia de Itapuí. Em 1982 assumiu como pároco a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú, onde permaneceu até ser eleito bispo em 23 de dezembro de 1997, foi ordenado em 18 de março de 1998 e assumiu a Diocese de Amparo em 25 de março de 1998.

No dia 14 de julho de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia feito por alcançar o limite de idade previsto. Mesmo depois de emérito, continuou morando na cidade de Amparo, São Paulo.

No dia 06 de julho de 2014 decidiu se mudar para Jaú, São Paulo, onde foi pároco por trinta e um anos antes de ser nomeado bispo. Em 17 de julho do mesmo ano, aconteceu na Igreja do Rosário, em Amparo, uma celebração eucarística presidida por Dom Francisco, e concelebrada por Dom Pedro Carlos Cipollini, então bispo diocesano, e demais padres da Diocese, na qual Dom Francisco se despediu formalmente da cidade. “Ausento-me de Amparo, mas levo a cidade e a Diocese no coração para rezar por todos. Peço que rezem também por mim, pois estamos unidos na fé e na caridade.” Afirmou na época.