Pe. Rubens mar 5, 2021

Dom Eduardo Malaspina visita o Seminário de Teologia

Com informações do Seminarista: Daniel Andricioli | Foto Seminarista: Leonardo V. Bento

Na última quarta-feira, 03 de março, Dom Eduardo Malaspina, administrador diocesano de São Carlos, visitou o Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos Borromeu”, em Campinas, pertencente à nossa diocese.

Em sua visita, Dom Eduardo, realizou uma reunião com todos os seminaristas da casa, onde tangeu em importantes assuntos no que dizem respeito à formação humano-afetiva, pastoral, comunitária e intelectual, dando oportuno incentivo e realizando uma descontraída e inspirada ajuda aos que iniciam, de forma tão única, esse diferente e difícil ano.

Especial atenção dedicou à provocação de que serão os seminaristas os responsáveis em dar uma resposta teológica ao final dessa pandemia, colocando luzes sobre a presença e a ação de Deus, superando teologias “do século passado”, que respondem a perguntas que não mais se fazem.

Ao final do encontro, Dom Eduardo presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, destacou a partir da narrativa evangélica de Mateus 20,17-28, alguns pontos daquilo que “Entre vós não deverá ser assim.” (cf. v. 26), advertindo e instruindo pertinentes discussões no equilíbrio das dimensões formativas e da caminhada cristã à santidade. O reitor agradeceu em nome da comunidade do seminário à visita, sobretudo nesse ano e mês em que a casa completa 40 anos de atuação, jubileu de esmeralda.

Por fim, junto com toda a comunidade do seminário e os padres presentes, a visita encerrou-se com um jantar nas dependências da Casa de Formação, regado pelo clima de fraternidade, pela abstinência de carne e pela discrição desse tempo quaresmal.