Diocese de São Carlos completa 110 anos de criação
Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos | Fotos: Daniel Silva
Um louvor especial a Deus pelos 110 anos de nossa Diocese de São Carlos, Igreja viva que nos acolhe e nos ensina o caminho da fé, da Palavra e da Missão. Foi neste sentimento que centenas de fiéis lotaram nesta noite de quinta – feira (07) a Catedral de São Carlos Borromeu, na comemoração dos 110 anos de criação da Diocese de São Carlos. Às 19h30 teve inicio a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, filho ilustre de nossa Diocese.
O aniversário de 110 anos de instalação contou com a presença de Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, de seu Auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, Dom Moacir Aparecido de Freitas – filho da Diocese e Bispo Diocesano de Votuporanga, dos Vigários Episcopais, dos Presbíteros, Diáconos Transitórios e Permanentes, Seminaristas, Religiosos (as), Autoridades Civis e Povo de Deus, representantes das 126 Paróquias da Diocese, vindos dos quatros Vicariatos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio.
Celebração
No início Dom Paulo Cezar dirigiu algumas palavras aos diocesanos destacando que esta celebração comemorativa dos 110 anos é um ato para que possamos renovar a nossa fidelidade àquele que é o Senhor da História e o Senhor da Igreja: Jesus Cristo: “Nossos antepassados nos legaram aquilo que tinham de mais precioso, a fé em Jesus Cristo. Hoje, temos consciência que a missão é nossa. Estamos trabalhando na direção de sermos uma Igreja radicada na Palavra de Deus e uma Igreja em saída, missionária”, disse o Bispo Diocesano.
Ainda em suas palavras Dom Paulo Cezar destacou que a santidade da Igreja compromete a cada um de nós: “Bispos, Presbíteros, Religiosos (as), Diáconos, seminaristas, Leigos (as). Nossos antepassados nos legaram um rosto bonito da Igreja. Queremos também nós, através do testemunho e do anúncio de Jesus Cristo fazer resplandecer o rosto luminoso da nossa amada Igreja de São Carlos. Que São Carlos Borromeu, nosso padroeiro, nos auxilie neste caminho, façamos esta eucaristia um grande momento fé e testemunho”, concluiu.
O Cardeal Sergio da Rocha em suas palavras de acolhida fez uma saudação aos presentes enfatizando sua felicidade em poder celebrar esta Eucaristia: “É um alegria muito grande poder retornar a São Carlos, nesta Diocese tão querida e nesta catedral onde eu tive a graça de ser ordenado bispo. Agradeço o convite feito por Dom Paulo Cezar Costa, para presidir esta celebração, também a Deus, ao clero , e o povo desta Diocese de São Carlos, por mais uma vez poder estar aqui e por esta acolhida tão fraterna, neste tempo de alegria e graça que são os 110 anos desta diocese eu me sinto parte desta grande familia que é a Diocese de São Carlos”, disse.
Em sua homilia o Arcebispo da Arquidiocese de Brasilia e Presidente Nacional da CNBB ( Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), destacou que a celebração dos 110 anos da Diocese na Eucaristia Significa, acima de tudo, reconhecer que a história desta Igreja é dom de Deus, é graça, é fruto do amor misericordioso do Senhor: “Nós aqui estamos para fazer memória dos feitos daquele que é o Senhor da Igreja e Pastor do Rebanho. São 110 anos do amor do amor de Deus frutificando na vida da Igreja. Por isso dizemos de coração: bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! Bendito seja Deus por esta celebração eucarística! Bendito Seja Deus pelos 110 anos da Diocese de São Carlos!”, disse.
“O louvor e ação de graças a Deus, nesta ocasião, se completam com a gratidão profunda a todos os que fazem parte do ontem e do hoje da história da Diocese de São Carlos”, enfatizou o Cardeal em suas palavras.
Concluindo Dom Sergio da Rocha disse aos presentes que somos convidados a rezar, de modo especial, pela santificação dos sacerdotes: “Suplicamos sacerdotes santos a serviço da santificação de todo o Povo de Deus. Nós bendizemos a Deus pelos bispos e presbíteros que doam ou doaram a própria vida na Diocese de São Carlos”.
Mensagem
Antes de concluir a celebração eucaristica Padre Marcos Ghidelli – Vigário Geral, em nome de todo presbiteros dirigiu algumas palavras pela passagem dos 110 anos de criação de nossa Diocese de São Carlos: “Nos agradecemos, hoje, ao Deus Fiel, pelos 110 anos da existência de nossa Diocese, e pelos frutos, que a graça de Deus possibilitou, que fossem colhidos de sua história tão bela e fecunda. Mas o agradecimento a Deus não nos isenta de agradecer e homenagear a todos aqueles e aquelas que foram seus instrumentos participando na construção da história de nossa Igreja Particular”, destacou.
O Vigário Geral, dirigindo ainda algumas palavras ao Cardeal Dom Sergio da Rocha enfatizou: “Dom Sergio aqui nasceu e cresceu numa família piedosa e numa comunidade fervorosa onde recebeu os sacramentos da Iniciação Cristã (…) O senhor não só é um dos preciosos frutos dessa árvore que é nossa Diocese, mas foi um dos importantes construtores de sua bela história. As sementes do Evangelho semeadas pelo Padre Sérgio da Rocha aqui espalhadas, edificaram e, continuam ainda hoje, a edificar a nossa Igreja com seu testemunho de fé, seu ministério Episcopal e seus tão numerosos dons”.
Para concluir, Padre Marcos Ghidelli agradeceu aos diocesanos e ressaltou: “Continuemos irmãos e irmãs a nossa caminhada, pedindo a Deus nosso Pai que, por sua graça, possamos ser fiéis à missão que Ele nos ortorgou. Como discípulos – missionários, arraigados em Cristo, façamos ressoar em nossa Diocese, nesta e nas futuras gerações, o Evangelho da vida. Que São Carlos Borromeu , lá no céu, interceda por nós!”, concluiu.
Laicato
Neste ano do Leicato, para representar os leigos de ontem e de hoje Sr. Jorge Carrara neste dirigiu algumas palavras para marcar este dia único e histórico: “Dom Sergio, Srs. Bispos, amados padres, levem dessa noite a mensagem de carinho, reconhecimento e confiança de que todos nós leigos e leigas depositamos em vós. E que juntos possaos continuar formando uma Igreja acolhedora a Palavra de Deus e Formadora dos seus Discipulos Missionarios, especialmente aos jovens que continuarão essa missão”.
A Diocese de São Carlos
A Diocese foi criada pelo Papa Pio X, através da Bula Diocesium Nimiam Amplitudinem, sendo desmembrada, integralmente, da então, Arquidiocese de São Paulo.
A criação ocorreu no dia 7 de junho de 1908, tendo como seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Jose Marcondes Homem de Mello, homem do pastoreio com inúmeras visitas pastorais, viajando de trem, trólebus e lombo de cavalo.
A posse de Dom José Marcondes foi efetivada em 22 de novembro de 1908, e dia 25 de novembro foi instalada a Diocese de São Carlos com todos os seus direitos e deveres canônicos.
Nestes 110 anos, a Diocese teve como bispos Dom José Marcondes Homem de Mello (1908-1935), Dom Gastão Liberal Pinto (1937-1945), Dom Ruy Serra (1948-1971), Dom Constantino Amstalden (1971-1995), Dom Joviano de Lima Júnior (1996-2006), Dom Paulo Sérgio Machado (2006 a 2015) e Dom Paulo Cezar Costa (2016-atual), contou com a colaboração de Dom Sergio Aparecido Colombo como Bispo Auxiliar no período de de 1º de fevereiro de 2002 ao dia 3 de dezembro de 2003 e atualmente o Governo de Dom Paulo Cezar conta com a colaboração de um filho da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar.
Atualmente, a Diocese de São Carlos conta com 126 paróquias e 3 santuários distribuídos em 29 municípios e 7 distritos do interior de São Paulo. São mais de 187 padres e cerca 09 diáconos transitórios que serão ordenados no dia 18 de agosto, e ainda 42 diáconos permanentes. A Diocese de São Carlos possui uma ampla formação para os futuros Presbíteros da Igreja local, contemplando o Seminário Propedêutico (9), Seminário de Filosofia (18) e o Seminário de Teologia (34). O patrono da Diocese é São Carlos Borromeu.
Agradecimento
Nosso agradecimento ainda à Rádio SDS FM 93,3 a nossa Rádio Diocesana pela transmissão desta Celebração a imprensa e membros da Pascom que se fizeram presente.
Confira as fotos desta celebração
Confira como foi esta celebração festiva: Live SDS FM Rádio Diocesana