Diocese São Carlos jun 7, 2024

Diocese de São Carlos: 116 anos

A Diocese de São Carlos do Pinhal foi criada em 7 de junho de 1908 pelo Papa Pio X, através da bula Diocesium Nimiam Amplitudinem, sendo desmembrada integralmente da então Diocese de São Paulo. A mesma bula também criou as Dioceses de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto e Taubaté, além de elevar a Capital Paulista a Arquidiocese e Sede Metropolitana, formando assim a primeira Província Eclesiástica de São Paulo, que incluía as novas dioceses mencionadas e a Diocese de Curitiba, que na época abrangia os estados do Paraná e Santa Catarina. Até então, a Diocese de São Paulo fazia parte da Província Eclesiástica do Rio de Janeiro. Naquele período, a Diocese de São Carlos do Pinhal abrangia todo o território das atuais dioceses de Jaboticabal, São José do Rio Preto, Catanduva, Jales, parte de Piracicaba e parte de Barretos. Em 25 de janeiro de 1929, o Papa Pio XI desmembrou da Diocese de São Carlos as dioceses de Jaboticabal e São José do Rio Preto.

Em 1958, o Papa Pio XII elevou quatro novas sedes Metropolitanas, incluindo Campinas, e desde então São Carlos tornou-se sua sufragânea.

A Diocese em 1908

Quando a Diocese foi criada, ela incluía as seguintes paróquias, com o ano de criação entre parênteses: Araraquara (1817), Brotas (1843), Jaú (1853), Jaboticabal (1857), São Carlos (1858), Dois Córregos (1866), Barretos (1877), São José do Rio Preto (1882), Ribeirão Bonito e Bariri (1885), Boa Esperança do Sul e Ibitinga (1891), Bocaina e Itirapina (1891), Taquaritinga (1897), Matão, Dourado, Monte Alto e Itápolis (1898), Novo Horizonte e Analândia (1899), Bebedouro e Guariba (1900), Itapuí, Monte Azul Paulista, Pitangueiras e Taiaçu (1902), Barra Bonita (1903) e Ibaté (1906). A Diocese foi criada em 7 de junho de 1908 e instalada em 22 de novembro do mesmo ano, com a posse do primeiro bispo. A Igreja Matriz de São Carlos foi elevada a Catedral Diocesana.

Atualmente

Atualmente, a Diocese de São Carlos conta com 125 paróquias e 4 santuários distribuídos em 29 municípios e 7 distritos do interior de São Paulo. São mais de 200 padres e cerca de 57 diáconos permanentes. A diocese possui uma ampla formação para futuros presbíteros, contemplando o Seminário Propedêutico, o Seminário de Filosofia e o Seminário de Teologia. Conta também com centenas de agentes pastorais e 487 catequistas oficialmente instituídos que atuam na ação sociotransformadora da realidade das comunidades, através de projetos promovidos pela Igreja.

Em outubro de 2021, o Papa Francisco nomeou Dom Luiz Carlos Dias como o 8º Bispo Diocesano de São Carlos.

Abaixo, você confere os bispos e bispos auxiliares que passaram por nossa diocese nestes 116 anos.