Diocese São Carlos mar 11, 2024

DIÁCONOS TRANSITÓRIOS PARTICIPAM DO RETIRO EM PREPARAÇÃO DAS ORDENAÇÕES SACERDOTAIS

Por Redação, com texto elaborado pelo Diácono Daniel.

Os oito diáconos transitórios de nossa Diocese participaram na última semana, de 04 a 08 de março, do retiro Canônico em preparação à ordenação presbiteral.

O retiro canônico é uma normativa eclesiástica (cf. cân. 1039) para que os diáconos possam melhor se preparar espiritualmente para a recepção das graças e encargos do segundo grau do sacramento ao qual já foram admitidos.

O pregador, padre Antonio Carlos Galhardo, SDB, conduziu os participantes dos exercícios espirituais numa jornada de autoconhecimento e retorno ao chamado, para a vivência mais intima dos mistérios sagrados.

Segundo o pregador, o sacerdote deve ser “um homem cujos olhos brilham todos os dias, vivendo assim o primeiro amor”. Em suas palavras, a vivência do sacramento com a força da certeza do chamado e o reavivamento diário das promessas e dos propósitos serão a garantia da felicidade plena.

Na quinta-feira, o senhor Bispo Diocesano participou de uma fraterna refeição com o pregador e os diáconos, exortando-os a aproveitarem todas as palavras e exercícios espirituais realizados ao longo daqueles dias.

Com a Santa Missa, na sexta-feira, encerrou-se o retiro. Os diáconos agradeceram ao pregador e reiteraram a alegria de tê-lo nesses dias, conduzindo-os pelos caminhos da oração.

Rezemos pelos diáconos transitórios, que deverão receber a ordenação presbiteral no próximo dia 05 de abril, às 19h 30, na Catedral da Diocese de São Carlos, em São Carlos.