Pe. Rubens ago 3, 2023

DIÁCONO VAGNER SERÁ ORDENADO PADRE

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Na sexta- feira 04 de agosto, Diácono Vagner Peruchi será ordenado sacerdote na Catedral de São Carlos, perante a comunidade, seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado. Em entrevista ao portal diocesano, Diácono Vagner contou  sua trajetória pastoral, o chamado a vocação presbiteral e todo o processo formativo.

Diácono Vagner respondeu ainda outras perguntas, acompanhe:

Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

O lema escolhido é retirado do Evangelho de São João: “Eu sou o pão da vida” Jo 6,48. Tal qual sempre se fez presente o apóstolo São João na minha vida. Recebi os sacramentos da iniciação cristã na Paróquia São João Evangelista, na cidade de Ibaté.

O Sacramento da Eucaristia está no centro da vida da Igreja. A Eucaristia deixada como memorial na Última Ceia, quando Jesus se deu a todos nós como alimento. Neste Sacramento de salvação que é fonte e ápice da vida cristã, Senhor ofereceu e realizou para todos os que creem, a mais íntima união possível entre a nossa e a sua vida.

Todos são chamados a esse projeto de sentido fundamentado em Cristo. Na vivência em comunidade, reunidos em torno da pessoa de Jesus, pela ação de seu espírito, abre-se os olhos humanos para poder ver a sua divindade, que Deus revelou. Jesus deixou um pedido ao estar com os Doze em torno da mesa para que se fizesse memória da sua Páscoa definitiva. Jesus envia sobre os Apóstolos e a todos aqueles que buscam a sua palavra a força do Espírito Santo, para dar ânimo e força para que todos possam chegar ao Reino de Deus.

Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

Certo de que não sou digno, mas que o Senhor me escolheu no meio do povo para me entregar ao santo serviço da Igreja. Com alegria em meu coração, possa desempenhar um papel significativo na missão da Igreja peregrina, levando a mensagem do amor de Deus a todas as pessoas. Abraço com gratidão essa vocação, assumindo com humildade e alegria, confiando na graça divina que me sustenta.

Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

Do coração brota sentimento de muita felicidade, de agradecimento a tantas pessoas, em especial a minha família, a Igreja que me ajudou neste processo de amadurecimento. Sempre pedindo a intercessão da Virgem Maria, para que me ajude nesta missão. Missão de serviço, de amor, cuidado, respeito, caridade, generosidade, compaixão, para cuidar do povo santo de Deus.

Estamos no Ano Vocacional, aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Para os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, é importante aprofundar seu contato com a Eucaristia, permitindo que o Senhor fale em seu coração. Cultive uma vida de oração, tenha paciência e confiança em Deus. Além disso, participe dos encontros vocacionais e busque orientação junto ao pároco de sua comunidade. Não tenha medo de buscar o Senhor, de aprofundar a palavra, de sentir esse amor misericordioso, pois é neste amor que vamos dando sentido ao chamado que Deus faz a cada um de nós, somos os filhos amados de Deus.

Relação das suas primeiras 5 missas, após ordenado (Paróquia, cidade e horário)

Paróquia São João Evangelista – Ibaté – 19h 05/08

Comunidade Santa Terezinha – Ibaté – 8h 06/08