Pe. Rubens jul 28, 2023

Diácono Laudemir será ordenado sacerdote

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Em sintonia com o 3º Ano Vocacional, a Diocese de São Carlos vai celebrar a graça do sim presbiteral de oito novos neossacerdotes, vocacionados que exemplificam o lema do Ano Vocacional “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). As suas vocações foram amadurecidas ao longo do caminho, mas a semente foi plantada no início das suas iniciações à vida cristã.

Com lema “trazemos esse tesouro em vasos de barro”, o Diácono Laudemir Antunes de Carvalho Júnior, será ordenado sacerdote no dia 04 de agosto, na Catedral de São Carlos, perante a comunidade, seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado. Em entrevista ao portal diocesano, Diácono Laudemir contou  sua trajetória pastoral, o chamado a vocação presbiteral e todo o processo formativo, acompanhe:

Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

O lema escolhido foi o mesmo para o ministério diaconal: “trazemos esse tesouro em vasos de barro” que é uma exortação, ou melhor, uma afirmação de são Paulo na segunda carta aos Coríntios (4,7). Somos seres humanos limitados e frágeis por natureza, mas que Deus conta conosco para guardarmos e portarmos o Cristo, que é grande maravilha da vida. Também trazemos a sua Igreja, projeto Dele, onde somos também corresponsáveis. E por conseguinte, tudo aquilo que Ele ensinou, que deve ser o nosso dever, mesmo com a nossa fragilidade apresentada no início da resposta.

Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

De verdade preciso me lapidar em muitas coisas, para ser um bom sacerdote ministerial. As demandas são inúmeras, e é preciso uma mudança pessoal para ir dia a dia vivendo o chamado. Quero continuar no meio do povo, sentindo as alegrias e tristezas, derrotas e vitórias, tudo isso sendo ofertado a Deus, como sacramento e benção para eles mesmos. Estarei no possível da minha vida, tentando ser disponível para as diversas causas que aparecerão, e ajudar. Acima de tudo, creio que será um aprendizado constante, como têm sio até agora. Um sonho? ser um bom pastor!

Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

Ah, são muitos, muitos, mesmo. A Deus, pelo chamado e constante condução. Como Ele age… A Igreja particular de são Carlos pela acolhida e confiança. A minha querida família, pela presença desde sempre. Eles sempre serão o meu porto, meu cais. A todo o povo de Deus, amigos e amigas que têm me ajudado tanto, desde a querida Itápolis (minha cidade e paróquia de origem) e dos diversos lugares onde passei nesses anos todos, realizando o estágio pastoral como seminarista, e agora como diácono transitório. E no mais, nem sei como agradecer. Deus têm sido misericordioso para comigo. Um grande Te Deum laudamos precisa e deve ser dado.

Estamos no Ano Vocacional, aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Primeiramente coragem! Desde o ano de 2002 eu venho me inquietando como esse possível chamado de Deus, que foi se dando nos acontecimentos da minha vida. Medo, é normal, mas não deixem que ele inibe vocês de serem ousados em arriscarem a darem o primeiro passo. Segundo, estejam de coração aberto para o novo, um bom projeto vocacional é feito de novidades. Sejam homens e mulheres abertos que caminhem com a Igreja nesse tempo atual. Sejam arejados. A Igreja é maravilhosa, e nós devemos isso ao Espírito Santo, que sopra pra frente, e também ao nosso amado e querido Papa Francisco. Homem simples, atualizado e que está realizando uma revolução. Eu o amo e quero que vocês o amem também. É só isso, assim vocês serão felizes, e realizados.

Relação das suas primeiras 5 missas, após ordenado (Paróquia, cidade e horário)

PRIMEIRA MISSA: Paróquia Nossa Senhora do Carmo, são Carlos SP – 06/08 (domingo, às 10h).

SEGUNDA MISSA: Paróquia santo Antônio e são Vicente (minha paróquia de origem), Itápolis SP – 06/08 (domingo, às 19h).

TERCEIRA MISSA: Paróquia Senhor Bom Jesus, distrito de Tapinas (Itápolis SP) – 12/08 (sábado, às 19h30).

QUARTA MISSA: Paróquia Divino Espírito Santo, Itápolis SP – 13/08 (domingo, às 8h30).

QUINTA MISSA: Paróquia São Benedito, Itápolis SP – 13/08 (domingo, às 19h).

Filosofia 2015. Semana da criança na creche da Vila Isabel (Irmãs Franciscanas)
Teologia: como agente da pastoral da Sobriedade
Como Diácono: visita aos enfermos. Dona e saudosa Sebastiana.