Convocação – Reunião Geral do Clero

Caríssimos Presbíteros da Diocese de São Carlos,
Estamos em pleno Ano Jubilar, que “poderá ser, para toda a Igreja, uma intensa experiência de graça e de esperança” (Spes non Confundit, n. 6). Neste período, todos nós somos chamados a fazer a experiência de peregrinos da fé, para combatermos o que tende a arrefecer o elan motivador para o ministério sacerdotal, dom do amor do coração de Nosso Senhor, concedido aos seus escolhidos.
O Ano Jubilar é um tempo repleto das mais copiosas graças de Deus ao seu povo. Tais graças manifestam sobretudo a divina misericórdia para restaurar o caminho da justiça do Reino. E assim, convida cada fiel a um sincero retorno a Deus, de todo o coração, para apoiar-se sempre Naquele, feito na cruz, uma “Esperança” que não confunde e nem ilude.
Para a peregrinação dos discípulos missionários de Jesus Cristo neste ano, ser de fato frutuosa, a Igreja necessita do ministério sacerdotal, sobretudo dos presbíteros, canais das benesses de Deus Uno e Trino. Quantas pessoas nesse tempo irão buscar o presbítero para uma palavra de esperança, de misericórdia, de consolo, de iluminação. Quantas outras para os sacramentos, sobretudo da eucaristia e da penitência, para o alcance da indulgência. Quantas ainda para rezar mais intensamente sob a condução do Padre e experimentar Deus mais próximo, em meio às dificuldades da vida.
O Ano Jubilar é para nós sacerdotes um tempo de resgate da percepção de quão importante é o dom do sacerdócio à Igreja, assim como quão nobre é a Unção sacerdotal e o exercício desse ministério em meio aos cristãos e cristãs.
No próximo dia 27 do mês em curso, está previsto no nosso calendário de atividades a primeira Reunião Geral do Clero de 2025, nas dependências da Cúria Diocesana, em São Carlos. É um momento de nos alegrarmos juntos pelas atividades presbiterais desempenhadas, cada um a seu modo, nos respectivos trabalhos pastorais em nossa Igreja Particular. Além disso, trataremos de alguns temas de interesse de cada um e de nossa Diocese.
A partir das 8h20 teremos um café disponível para os participantes e, para fomentar o encontro alegre com os irmãos de Presbitério, se encerrará com o almoço. Peço que nenhum outro compromisso seja colocado à frente deste momento de comunhão e participação, em vista da missão.
São Carlos, 22 de fevereiro de 2025
Dom Luiz Carlos Dias
Bispo da Diocese de São Carlos