Como rezar o terço?
Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos
Estamos no mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria.
Nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa convida os fiéis da nossa Diocese de São Carlos a rezarem o terço diariamente em casa e com a família:
Veja o convite do nosso Bispo Diocesano:
Como rezar o terço?
O passo a passo de como rezar o terço
Certamente, você já sabe que Maria Santíssima apareceu 6 vezes em Fátima, Portugal, onde ela nos transmitiu uma mensagem profética, importantíssima para nossos dias. Mas, além dEla transmitir essa mensagem, Ela também nos fez sempre o mesmo pedido…
Ela em todas as aparições deixou para o mundo um mesmo conselho importantíssimo: Se quereis alcançar a paz, então, rezem o terço todos os dias!
Uma das principais riquezas da oração do terço, é que você une os pedidos constantes do Pai-Nosso e das Ave-Marias e além disso você medita os mistérios sobre a vida de Jesus Cristo.
Além disso, também lhe dizemos aqui qual mistério se reza em cada dia da semana. Desta forma, você pode aprender como rezar o terço da maneira correta.
Agora pegue seu terço, vá para um local tranquilo, aprenda a rezar o terço, eleve sua alma a Deus!
MISTÉRIOS DO TERÇO
– Mistérios Gozosos – Segunda-feira e Sábado
- 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo no seio Puríssimo de Maria
- 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
- 3º Mistério Contemplamos –Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém
- 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria
- 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo discutindo com os doutores da Lei
– Mistérios Luminosos – Quinta-feira
- 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão
- 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.
- 3º Mistério Contemplamos –Anunciação do Reino de Deus e o convite de à conversão.
- 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor
- 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia
– Mistérios Dolorosos – Terça e Sexta-feira
- 1º Mistério Contemplamos – A oração e agonia no Horto das Oliveira
- 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 3º Mistério Contemplamos –A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz nas costas à caminho do Calvário
- 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
– Mistérios Gloriosos – Quarta-feira e Domingo
- 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 3º Mistério Contemplamos –A descida do Espírito Santo a Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Santo Cenáculo
- 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma
- 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra dos Anjos e dos Homens
O Papa Francisco também propõe duas orações a Nossa Senhora, a serem rezadas no fim do Terço: “eu mesmo as rezarei no mês de maio, unido espiritualmente convosco”.
Eis as orações propostas pelo Santo Padre:
ORAÇÃO A MARIA (I)
Ó Maria,
Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
como um sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
mantendo firme a vossa fé.
Vós, Salvação do Povo Romano,
sabeis do que precisamos
e temos a certeza de que no-lo providenciareis
para que, como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa
depois desta provação.
Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
a conformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
e carregou as nossas dores
para nos levar, através da cruz,
à alegria da ressurreição. Amen.
À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova
mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
ORAÇÃO A MARIA (II)
«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».
Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.
Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.
Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.
Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.
Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.
Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.
Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.
Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.
Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.
Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.
Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.
Em conclusão, aqui tem as orações necessárias
Oferecimento do Terço
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Sinal da Cruz
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Credo
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Pai Nosso
Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é conVosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.
Glória
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem
Ó meu Jesus
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Salve, Rainha
Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem