Pe. Rubens maio 26, 2022

Clero participa de atualização teológica

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Encerrou no final da tarde desta quarta- feira, 25, o encontro de Atualização do clero que teve início nesta terça feira, 23 de maio. A formação foi orientada pelo Padre Thiago Faccini Paro , Assessor do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB, que muito bem conduziu as reflexões levando aos padres a temática leitura litúrgicomistagógica da celebração Eucarística.

Durante esses dois dias os sacerdotes tiveram uma intensa experiência com muito estudo, reflexão, aprendizagem, conhecimento acadêmicos, autoconhecimento, interação e confraternização entre os mesmos.

Dom Luiz Carlos, esteve presente ativamente durante a formação e enfatiza a importância de sermos uma igreja que viva em sinodalidade, e que este momento formativo do clero está alinhado com o plano diocesano de pastoral que nós convida a refletirmos a temática da liturgia:

Padre Tiago, falou com a reportagem do portal diocesano, e destacou a importância desta reflexão que da dignidade ao espaço litúrgico, auxiliando as comunidades a repensar seus espaços, para que sejam funcionais tanto para a liturgia como para a participação ativa dos fiéis. Proporcionar uma compreensão teológica, mistagógica, espiritual e pastoral:

Padre Marcelo Souza, coordenador diocesano de pastoral responsável pelo encontro, enfatizou que a Diocese vive neste ano de 2022 a espiritualidade da Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã:

O coordenador de Pastoral falou ainda da apresentação do estatuto dos padres e da manutenção dos presbíteros:

Padre Marcelo, deixou um convite ainda a todos os padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos para a missa da unidade que será realizada no dia 24 de julho de 2022 em Araraquara:

Durante o período de atualização teológica, o clero reunido também celebrou a Liturgia das Horas durante o transcorrer do dia, santificando, assim, através da oração, todo o trabalho desenvolvido.