Clero diocesano realiza seu retiro anual
Por Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos
Aconteceu de 30 de julho à 03 de agosto o Retiro Anual do Clero da Diocese de São Carlos. Reunidos na cidade de Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici, os bispos, padres e diáconos transitórios viveram dias de intensa reflexão e oração.
Dom Roberto Lopes foi o orientador de todo o retiro. Dom Roberto é Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, e Delegado Arquiepiscopal para a Causa dos Santos do Rio de Janeiro. Com o Clero da Diocese de São Carlos refletiu temas importantes como: 1) a amizade com Deus; 2) acerca dos maus pensamentos; 3) a vida dos Padres da Igreja – todas estas temáticas estavam voltadas para o aprofundar-se na Palavra em vista da caridade pastoral e da eficácia missionária de cada discípulo.
“Muito pouco reza quem tem o hábito de rezar só quando se põe de joelhos; mas nunca reza quem, mesmo ajoelhado, se deixa arrastar pelas divagações do coração”- isso afirmara João Cassiano (360 d.C) e com esta frase, de um Monge do tempo da Patrística, cada sacerdote e diácono transitório retornarão às suas comunidades no desejo mais profundo de mergulharem na Palavra de Deus com uma profunda Lectio Divina no dia-dia de suas atividades pastorais.
Ao término do Retiro os Bispo, Padres e Diáconos transitórios seguiram para o Seminário de Campinas onde irão acompanhar a posse do pe. Antônio de Marcos como Reitor da Casa de Formação São Carlos Borromeu – Seminário de Teologia.
Confira as fotos: