Celebração marca retorno do Tribunal Eclesiástico
Por padre Robson Caramano
Na tarde desta segunda, 06, Dom Paulo Cezar presidiu a celebração de inicio de ano judiciário na capela da Cúria Diocesana.
A celebração contou com todos os funcionários do Tribunal Eclesiástico da Diocese. Sua realização marca o início dos trabalhos do Tribunal neste ano de 2017. O bispo diocesano em sua fala ressaltou a importância de que a justiça eclesiástica esteja ancorada na fé. Desta forma pediu aos juristas eclesiásticos que “busquem colocar todo saber a disposição para que a justiça seja feita.”
Ao final da celebração Pe. José Edmilson, Vigário Judicial, afirmou que “com o tempo iremos atender a todos e realizar a justiça como uma verdadeira pastoral capaz de acolher a todos e refletir aos que aqui chegarem Cristo, o bom Pastor.”
Já o padre Luiz Antenor, Vigário Judicial Adjunto, afirmou que o trabalho da pastoral judiciária é uma relação terapêutica, na qual as feridas causadas por um relacionamento fracassado serão cuidadas e curadas.
Qual a função do Tribunal Eclesiástico?
Instalado no dia 3 de outubro de 2016 o Tribunal na Diocese agiliza o julgamento dos processos, que antes eram encaminhados ao Tribunal de Campinas, reduzindo os custos do processo. “Este tribunal facilita o acesso das pessoas à justiça eclesiástica. Não somente nos casos de nulidade matrimonial, mas, também, daqueles e aquelas que desejam estar em comunhão com a Igreja.” – Afirmou Pe. José Edmilson, Juiz Presidente do Tribunal.
Entre em contato com o Tribunal Eclesiástico:
Endereço:
Rua Nove de Julho, 1515 – Centro, São Carlos
Telefone:
(16) 3362-4480
E-mail:
tribunal@diocesesaocarlos.org.br